CryptoTimes

‘Fork’ para manter Ethereum proof-of-work dificilmente terá sucesso, diz fundador da rede

08 ago 2022, 10:18 - atualizado em 08 ago 2022, 10:18
Ethereum
“Não espero que o fork PoW tenha adoção substancial e a longo prazo”, disse o cofundador da Ethereum. (Imagem: Foundation/Matt Reamer)

O potencial “fork” (“bifurcação”, em tradução livre) para manter o blockchain proof-of-work (PoW) da rede Ethereum (ETH) dificilmente terá adoção a longo prazo, segundo o cofundador da rede, Vitalik Buterin.

A ideia de um fork na Ethereum ganhou tração nas duas últimas semanas, após o influente investidor e minerador de ETH chinês, Chandler Guo – que esteve envolvido no fork que resultou na Ethereum e Ethereum Classic (ETC) em 2016 – ter proposto a bifurcação do blockchain da Ethereum, nomeando a nova rede “ETH PoW”.

A ideia é que, quando a Ethereum passar pela atualização “The Merge” e fazer a transição para o mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS), esses mineradores criarão um fork na rede que ignoraria a atualização e manteria o mecanismo PoW, dando continuidade à mineração da criptomoeda.

Ao participar do evento ETHSeoul na última sexta-feira, Vitalik Buterin respondeu perguntas de jornalistas durante uma sessão de perguntas e respostas, em que comentou o potencial impacto desse tipo de bifurcação drástica para a rede Ethereum.

Ao responder uma pergunta sobre essa proposta, Buterin disse que não vê um aspecto orgânico proposto pelo fork e afirmou serem somente “algumns intrusos que basicamente têm corretoras e querem, principalmente, fazer dinheiro fácil”.

“Não espero que [o fork PoW] tenha adoção substancial e a longo prazo”, disse o cofundador da Ethereum.

Buterin reconheceu que pode haver “alguns respingamentos em alguns mercados nesse meio tempo”, acrescentando que “espero que, independentemente, do que acontecer, não leve as pessoas a perderem dinheiro”.

Isso pode se referir a corretoras lançando produtos IOU, permitindo que negociadores avaliem qual será o valor dos tokens bifurcados, supondo que eles avancem. Três corretoras de criptomoedas já estão oferecendo esses produtos.

O cofundador da Ethereum, que deixou o desenvolvimento central da rede alguns anos atrás – também comentou sobre Ethereum Classic, acrescentando que esta rede tem “uma comunidade e um produto superior” para aqueles que apoiam os valores e preferências proof-of-work.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poloniex apoiará ‘fork’ da Ethereum

A corretora cripto Poloniex foi a primeira do setor a manifestar publicamente seu apoio ao fork do blockchain da Ethereum.

A empresa afirmou que irá apoiar e listar ETHW, token da versão PoW proposta por Guo. O suporte deverá ter início nesta semana.

Em uma publicação em blog, Poloniex disse pretender “dar total suporte para a atualização da ETH e seu potencial hard fork”.

A partir de hoje (8), a corretora cripto permitirá que clientes troquem ETH por ETHW, a uma proporção 1:1.

Além de ETHW, Poloniex pretende listar ETHS, criptomoeda que representa a versão PoS da Ethereum, caso The Merge seja bem-sucedido.

Caso a proposta de Guo para bifurcar o blockchain da Ethereum não receba aprovação o suficiente, Poloniex suspenderá e removerá ETHW dos ativos listados, segundo a publicação no blog.

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.