Invasão da Ucrânia

Forças ucranianas avançam a leste de Kiev e russos recuam

25 mar 2022, 8:49 - atualizado em 25 mar 2022, 8:49
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará a Polônia para ver de perto a crise dos refugiados, com 3,6 milhões de ucranianos fugindo para o exterior (Imagem: Doug Mills/Pool via REUTERS)

Tropas ucranianas estão recapturando cidades a leste de Kiev e forças russas que tentavam tomar a capital estão recorrendo a linhas de abastecimento sobrecarregadas, disse o Reino Unido nesta sexta-feira, uma das indicações mais fortes até agora de uma mudança de ímpeto na guerra.

O prefeito de um município a leste de Kiev disse que as tropas ucranianas recapturaram uma vila próxima e milhares de civis estavam deixando a área, respondendo a um chamado das autoridades para sair do caminho do contra-ataque.

Um mês depois da invasão, as tropas russas não conseguiram capturar nenhuma grande cidade ucraniana. Uma ofensiva que os países ocidentais acreditavam ter como objetivo derrubar rapidamente o governo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, foi barrada nas entradas de Kiev.

Em vez disso, as tropas russas estão bombardeando, cercando e sitiando cidades ucranianas e devastando áreas residenciais, o que provocou a retirada de cerca de um quarto dos 44 milhões de habitantes de suas casas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará a Polônia para ver de perto a crise dos refugiados, com 3,6 milhões de ucranianos fugindo para o exterior.

As linhas de batalha perto de Kiev estão congeladas há semanas com colunas blindadas russas ameaçando a capital a partir do noroeste e do leste. Mas em uma atualização de inteligência nesta sexta-feira, o Reino Unido descreveu uma contraofensiva ucraniana que empurrou os russos para o leste.

“Os contra-ataques ucranianos e as forças russas recuando para as linhas de abastecimento sobrecarregadas permitiram à Ucrânia reocupar cidades e posições defensivas até 35 km a leste de Kiev”, segundo a atualização britânica.

Volodymyr Borysenko, prefeito de Boryspol, um município a leste onde fica o principal aeroporto da região de Kiev, disse que 20 mil civis deixaram a área, respondendo a um pedido de retirada para que as tropas ucranianas pudessem empurrar os russos ainda mais para trás.

As forças ucranianas recapturaram uma vila das tropas russas no dia anterior entre Boryspol e Brovary, e teriam avançado mais, mas pararam para evitar colocar civis em perigo, disse ele.

Na outra frente principal perto de Kiev, a noroeste da capital, as forças ucranianas tentam cercar as tropas russas nos municípios adjacentes de Irpin, Bucha e Hostomel, reduzidos a ruínas por intensos combates nas últimas semanas.

Em Bucha, 25 quilômetros a noroeste de Kiev, um grupo de soldados ucranianos armados com mísseis antitanque cavava trincheiras profundas para defender suas posições na linha de frente.

Um deles, Andriy, disse à Reuters que deixou sua esposa e filhos escondidos em casa em uma área que mais tarde foi tomada pelas forças russas.

Em Bucha, 25 quilômetros a noroeste de Kiev, um grupo de soldados ucranianos armados com mísseis antitanque cavava trincheiras profundas para defender suas posições na linha de frente (Imagem: REUTERS/Thomas Peter)

“Eu disse à minha esposa para pegar as crianças e se esconder no porão, e fui para a estação de recrutamento e me juntei à minha unidade imediatamente. E no dia seguinte, da base do Exército, nos mudamos para a linha de frente”, disse ele.

“Minha esposa e meus filhos ficaram sob ocupação por duas semanas, mas depois conseguiram escapar por um corredor humanitário.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar