Internacional

Forças curdas e sírias se unem contra invasão da Turquia

14 out 2019, 9:20 - atualizado em 14 out 2019, 9:20
O exército sírio teria enviado unidades para o norte com o objetivo de combater as agressões turcas (Imagem: Paul Hackett/Bloomberg)

Forças curdas no norte da Síria fizeram um acordo com o governo do presidente Bashar al-Assad para enfrentar a ofensiva da Turquia na região.

As forças curdas anunciaram o acordo no domingo (13) através do Facebook. Segundo a agência de notícias estatal da Síria, o exército sírio teria enviado unidades para o norte com o objetivo de combater as agressões turcas.

Também no domingo, o secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, participou de um programa da rede CBS, no qual afirmou que o presidente Donald Trump teria ordenado a retirada das tropas dos EUA do norte da Síria. Cerca de 1 mil militares americanos estão destacados na região.

Esper descreveu uma “situação completamente insustentável”. Ele disse que as forças curdas estão tentando conseguir um acordo com os governos da Síria e da Rússia para combater a ofensiva turca.

Os curdos desempenharam um papel fundamental em expulsar o grupo Estado Islâmico contando com a assistência dos Estados Unidos. Os curdos parecem ter trocado de lado após os EUA terem dado o seu consentimento tácito à invasão realizada pela Turquia.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar