Força Aérea de Taiwan perde outro caça em segundo acidente em três meses
Um caça taiwanês Mirage 2000 caiu no mar na costa sudeste da ilha nesta segunda-feira, e o piloto foi resgatado com vida, disse o gabinete presidencial, no segundo acidente com um avião de combate em três meses.
O gabinete presidencial informou que a aeronave de fabricação francesa estava em uma missão de treinamento da base aérea de Chihhang, em Taitung, e o piloto foi recuperado com segurança após saltar de paraquedas.
Os esforços de recuperação da aeronave e a investigação sobre o que aconteceu estão em andamento, acrescentou em comunicado.
Taiwan recebeu seus primeiros jatos Mirage em 1997.
Em janeiro, a Força Aérea suspendeu o treinamento de combate para sua frota de F-16 depois que um modelo recentemente atualizado do caça também caiu no mar, matando o piloto.
No ano passado, dois caças F-5E, que entraram em serviço pela primeira vez em Taiwan na década de 1970, caíram no mar depois de aparentemente colidirem no ar durante uma missão de treinamento, também da base aérea de Chihhang.
No final de 2020, um F-16 desapareceu logo após decolar da base aérea de Hualien, na costa leste de Taiwan, em uma missão de treinamento de rotina.
A China, que reivindica a ilha democrática como sua, tem enviado rotineiramente aeronaves para a zona de defesa aérea de Taiwan, principalmente em uma área ao redor das Ilhas Pratas controladas por Taiwan, mas às vezes também no espaço aéreo entre Taiwan e as Filipinas.