Internacional

Fomc: Fed mantém juros dos Estados Unidos entre 5,25% e 5,50% – conforme esperado

31 jul 2024, 15:00 - atualizado em 31 jul 2024, 18:29
fomc juros fed federal reserve estados unidos eua
Federal Reserve optou por realizar mais uma manutenção na taxa de juros dos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed), optou por realizar mais uma manutenção nos juros de referência dos Estados Unidos (EUA) nesta quarta-feira (31). A taxa segue no intervalo de 5,25% a 5,50% pela oitava reunião seguida.

O Comitê indicou ainda que não acha apropriado reduzir os juros até que tenha maior confiança de que a inflação está caminhando de forma sustentável para a meta de 2%.

“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Os ganhos de emprego foram moderados, e a taxa de desemprego aumentou, mas continua baixa. A inflação diminuiu no ano passado, mas continua um pouco elevada. Nos últimos meses, houve algum progresso adicional em direção à meta de inflação de 2% do Comitê”, diz o Comitê.

O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Mais cedo, o CME FedWatch Tool, ferramenta que mostra as probabilidades de cortes para as reuniões do Fed, apontava para 97,9% de chances de uma manutenção da taxa de juros.

As apostas para o início da flexibilização da política monetária nos EUA estavam concentradas em setembro, com 89,6% de probabilidade. 60% do mercado ainda cogita uma redução do mesmo patamar no ano na reunião de novembro e 57,8% espera outra em dezembro.

Fed: Inflação e mercado de trabalho

Nas últimas decisões, o Fed tem destacado que a inflação parece estar caminhando em direção à meta de 2%, mas que precisa de sinais mais claros dessa rota para iniciar os cortes de juros no país.

Os preços aos consumidores surpreenderam em junho e caíram 0,1% na base mensal. Nos 12 meses até o mês passado, o número desacelerou para 3%.

  • Muitos investidores perdem a oportunidade de lucrar em dólar esperando a queda da moeda; enquanto isso, esta carteira de BDRs já valorizou mais de 26% este ano – veja as 10 ações recomendadas 

Além disso, o Comitê segue cauteloso com o mercado de trabalho, que, apesar de crescer em um ritmo moderado, segue apertado. A demanda tem se moderado em resposta aos aumentos da taxa de juros pelo Fed.

O relatório Jolts mostra que as vagas caíram em 46 mil, para 8,184 milhões no último dia de junho. Já na leitura da ADP, foram abertos 122 mil postos de trabalho no setor privado norte-americano este mês. O payroll, por sua vez, será divulgado no final desta semana.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar