Fomc: Fed corta juros dos EUA em 0,50 p.p. e vê taxa em 4,4% ao final de 2024
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) deu início ao ciclo de afrouxamento monetário nos Estados Unidos (EUA) e cortou os juros de referência em 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira (18).
A taxa, que estava no intervalo de 5,25% a 5,50% desde julho de 2023, foi reduzida para 4,75% a 5% ao ano. Trata-se do primeiro corte em mais de quatro anos, período em que o banco central norte-americano impôs condições restritivas para conter a inflação.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Os ganhos de emprego desaceleraram, e a taxa de desemprego subiu, mas continua baixa. A inflação fez mais progressos em direção à meta de 2%, mas continua elevada”, dizem no comunicado.
O corte — que, inclusive, foi antecipado pelo presidente do Federal Reserve (Fed) Jerome Powell — já era esperado pelo mercado.
Antes da divulgação, no entanto, as apostas estavam divididas entre uma redução de 0,25 p.p. (39%) e de 0,50 p.p. (61%), segundo o CME FedWatch Tool. A expectativa de um movimento mais hawkish era maior — indo ao encontro da decisão de hoje.
A decisão do Comitê do Fed não foi unânime, uma vez que Michelle Bowman votou pelo corte de 0,25 p.p. Votaram a favor da redução de 0,50 p.p.: Jerome Powell; John Williams; Thomas Barkin; Michael Barr; Raphael Bostic; Lisa Cook; Mary Daly; Beth Hammack; Philip Jefferson; Adriana Kugler; e Christopher Waller.
Projeções econômicas do Fed
Junto ao comunicado da decisão sobre os juros, o Fed publicou suas projeções econômicas revisadas.
Para a taxa de juros, o gráfico de pontos indica que nove dirigentes veem os juros entre 4,25% e 4,50% ao final de 2024 e outros sete esperam que feche entre 4,50% e 4,75.
Em minoria, dois preveem uma taxa de 4,75% a 5% — patamar atual — no fim do ano. Apenas um diretor projeta o patamar de 4% a 4,25%.
- Onde investir após a Super Quarta? Veja como receber um dossiê gratuito com os investimentos mais promissores após as decisões de juros.
Para 2025, as autoridades preveem uma taxa de juros de 3,4%, de acordo com a mediana das estimativas. A taxa é estimada em 2,9% no final de 2026 e 2027, refletindo o alcance do que a mediana dos membros do Fed vê agora como taxa neutra.