Fogo na SLC Agrícola (SLCE3), frigoríficos tombam na B3 e a ação para ter na carteira; os destaques do Agro Times no começo de 2024

A primeira semana de 2024 contou com diversos temas relevantes para o setor do agro, com destaque para a entrevista de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, que falou sobre o primeiro ano de Carlos Fávaro na pasta.
Além disso, a StoneX cortou suas projeções para safra 2023/2024 de soja e milho e o Ministério da Agricultura recolheu 49 garrafas de azeite de supermercado com 15 lojas.
Por fim, ouvimos o presidente da Associação Nacional do Cânhamo Industrial sobre o que esperar para a Cannabis e o Cânhamo no Congresso e Mercado Financeiro em 2024, um mercado que pode movimentar mais de R$ 25 bilhões livres de impostos.
- OS MELHORES BDRS PARA INVESTIR EM JANEIRO: Analista Enzo Pacheco explica suas novas recomendações para começar o ano buscando lucros dolarizados. Confira no Giro do Mercado clicando aqui:
Veja o que o Agro Times separou de principais temas que você pode ter perdido. Confira a seguir.
Os temas que mais se destacaram na última semana:
5º lugar – Clima deve impactar lavouras de soja, milho e outras culturas em janeiro; confira previsão

Os produtores rurais do Brasil seguem atentos ao clima neste início do ano, em meio ao avanço da safra 2023/2024 da soja, assim como para a safra verão do milho.
Dessa maneira, o Agro Times ouviu a Climatempo sobre o que esperar para a previsão do tempo ao longo do mês de janeiro.
4º lugar – Incra quer impedir venda da Eldorado, da J&F, para a Paper Excellence; entenda

No fim do ano, no dia 29, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), enviou ofícios à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para evitar a concretização da venda da Eldorado Brasil Celulose para a Paper Excellence.
Isso decorre de um procedimento administrativo do Incra, que determinou que a Paper Excellence deveria ter obtido autorização prévia do Congresso Nacional para formalizar o contrato de aquisição da Eldorado em 2017.
Top 3 do agro
? 3º lugar – Alô, 2024: A ação do agro favorita da Empiricus para ter na carteira em janeiro; confira

A Empiricus Research, em sua carteira mensal “10 ideias”, conta com uma ação do agronegócio entre os seus papéis favoritos para o investidor manter na carteira ao longo do mês de janeiro.
Sendo assim, a casa de análises recomenda uma ação do agro para ter na carteira.
? 2º lugar – Incêndio atinge galpão da SLC Agrícola (SLCE3) na Fazenda Panorama; veja prejuízos

Um incêndio atingiu a fazenda Panorama da SLC Agrícola (SLCE3), localizada na Bahia, e afetou um galpão de armazenamento de algodão da empresa por volta de 6h40 da terça-feira (2).
A companhia esclarece que o incêndio foi devidamente controlado e que não houve feridos e nem danos às lavouras, tendo apenas afetado o galpão de depósito de fardos de algodão. As causas do incêndio ainda serão averiguadas.
? 1º lugar – BRF (BRFS3) e frigoríficos listados na B3 tombam nesta quarta (3); saiba os motivos

As ações da BRF (BRFS3) fecharam com queda 4,19% nesta quarta-feira (3), enquanto as ações da JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) recuaram 2,78%, 0,42% e 1,23%.
De acordo com Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, o movimento das ações se deu pela piora na perspectiva para o custo com o milho e reversão do movimento de alta expressivo nas últimas semanas.