Focus projeta Selic a 12,5% ao ano ao final de 2023, mas ainda é possível travar ‘rentabilidades gordas’ na renda fixa
O último Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (24), projetou que a Selic deve terminar 2023 em 12,5% ao ano. O relatório, que junta estimativas dos maiores analistas do mercado financeiro, traz um percentual ainda menor do que 12,75%, divulgado anteriormente.
Mantendo a taxa Selic em 13,75% desde agosto do ano passado, o Copom (Comitê de Política Monetária) não deve realizar outra decisão estável como essa.
Nas próximas reuniões, a situação pode começar a mudar.
De acordo com o analista Enzo Pacheco, da Empiricus Research, “ainda tem muito ruído, mas, depois de junho, o BC já pode começar a pensar nessa possibilidade de cortar juros”.
Ou seja, enquanto outros países ainda estão mantendo as taxas estáveis ou até mesmo em alta, o Brasil pode “queimar a largada”.
Isso porque nós fomos um dos primeiros países a subir os juros, antes de algumas das principais economias mundiais, como os Estados Unidos, por exemplo. Então, há espaço para que o Brasil comece a reduzir a taxa antes dos outros países também.
Agora, com a iminência de uma Selic em queda, o investidor pode estar se perguntando: “é o fim da renda fixa?”.
Este pode ser o último momento para investir nesses títulos; entenda por quê
Para que você entenda o que está em jogo para a renda fixa com a queda da Selic, vale uma pequena explicação sobre a diferença entre os títulos ofertados.
Basicamente, existem dois tipos de títulos: os prefixados e os pós-fixados.
Em títulos prefixados, você já sabe seus rendimentos antes mesmo de realizar a operação. Por exemplo: você compra um título hoje com rentabilidade de 13,75% ao ano, para um período de dois anos.
Você sabe que, nesse caso, não importa o que aconteça, se você segurar este título até o final, irá receber essa rentabilidade.
Já investindo nos títulos pós-fixados, você recebe uma rentabilidade fixa, adicionada a uma taxa variável. Por exemplo, suponha que você invista em um título com rentabilidade IPCA +9%, em um período de dois anos, como no exemplo anterior.
Nesses dois anos, se você não vender o título, você vai receber 9% de retorno + a variação do IPCA neste período. Por isso, esse título é chamado de pós-fixado.
Claro, ambos têm os seus prós e contras. Mas, no momento atual, visto que a dica de ouro é aproveitar a Selic antes de ela começar a cair, os títulos prefixados são a melhor pedida para as carteiras nesse momento.
Isso porque, ao comprar um título prefixado agora, você “trava” a rentabilidade na Selic atual. Não importa as próximas decisões do BC: mesmo se a taxa de juros for a 2%, se você segurar o título até o final, ainda receberá a rentabilidade de quando investiu.
Percebe como este é o momento ideal para investir nesses títulos antes que a derrocada da Selic comece?
Mas será que qualquer título prefixado pode te dar bons retornos?
Acredite: os investidores que sabem separar o “joio do trigo” conseguem lucrar muito mais com o mesmo nível de risco na renda fixa. E você vai descobrir como fazer isso agora:
GRATUITO: RECEBA AS MELHORES OFERTAS DE TÍTULOS PREFIXADOS EM UM GRUPO DE WHATSAPP
Gratuito: confira as melhores oportunidades da renda fixa
Como você viu, não dá para ficar investindo em qualquer título que você vê por aí. Existem opções que, neste momento, são mais vantajosas do que os títulos pós-fixados. Mesmo assim, nem todo título prefixado vai te dar os melhores retornos.
Para você não ter que virar um guru da renda fixa, deixe que os nossos profissionais façam o serviço por você!
Os especialistas da Empiricus Investimentos criaram um grupo gratuito no WhatsApp. Nele, você pode receber, diretamente no seu celular, as melhores oportunidades de título de renda fixa do mercado.
Esses títulos são exclusivos para os participantes do grupo: o analista Gabriel Mallet entra em contato direto com os emissores, atrás de CDBs e outros títulos com rentabilidades atraentes.
Assim, você pode ganhar um bom dinheiro com a última janela de oportunidade da renda fixa, sem ter que ter os lucros “amassados” pela porcentagem que muitas corretoras e bancos pedem por aí, por exemplo.
Para ter acesso a esse grupo gratuito no WhatsApp e receber as melhores recomendações para títulos de renda fixa, clique no botão abaixo: