Internacional

FMI mantém visão sobre yuan e diz que China pode precisar de mais estímulo se guerra comercial piorar

09 ago 2019, 19:07 - atualizado em 09 ago 2019, 19:07
O FMI disse no relatório que um agravamento das tensões comerciais com os Estados Unidos poderia colocar em risco a estabilidade econômica e financeira da China (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve nesta sexta-feira avaliação de que o preço da moeda chinesa, o iuan, está em grande parte alinhado aos fundamentos econômicos, mas uma autoridade do FMI disse que o fundo encoraja a China a buscar uma taxa de câmbio mais flexível com menos intervenção.

James Daniel, diretor do departamento para a China do FMI, disse que uma avaliação das políticas econômicas do país asiático concluiu que a taxa de câmbio do iuan em 2018 não está “significativamente supervalorizada ou subvalorizada”.

Os pontos de vista do FMI sobre o yuan estão em desacordo com os de seu maior acionista, os Estados Unidos, que nesta semana declararam a China um “manipulador cambial” depois de Pequim permitir que o iuan se desvalorizasse para abaixo da marca de 7 por dólar.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, está buscando envolver o FMI nos esforços para “corrigir” uma vantagem comercial injusta das ações cambiais de Pequim, mas Daniel se recusou a dizer como o organismo está respondendo a essa demanda.

“Nossas discussões com o Tesouro dos EUA são contínuas em uma série de questões”, disse Daniel a repórteres em uma teleconferência, ecoando declaração anterior de um porta-voz do FMI.

O FMI disse no relatório que um agravamento das tensões comerciais com os Estados Unidos poderia colocar em risco a estabilidade econômica e financeira da China, o que justifica novas medidas de estímulo fiscal pelo governo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.