FMI elogia BC; Lula diz que organização ‘vai errar’ todas projeções sobre o Brasil
Após o elogio do FMI (Fundo Monetário Internacional) sobre a condução da política monetária no Brasil, feita pelo Banco Central, o presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (1) que a organização vai ‘errar todas as previsões’ sobre o país.
“Todas as afirmações do FMI sobre o PIB não vão dar certo, porque o Brasil vai crescer de forma sólida“, afirmou o presidente durante conversa com o jornalista Marcos Uchôa.
O fundo aumentou a expectativa de crescimento do PIB do país em 2023, para 2,1%. O dado foi atualizado na última semana, quando a projeção estava em 1,2%.
O presidente afirmou que, durante um jantar em Hiroshima, no Japão, dirigiu-se à diretora-geral do FMI e disse que ela ‘iria se surpreender com o crescimento do Brasil’ e que o ‘país iria crescer acima da previsão do FMI’.
- AS 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM AGOSTO E SURFAR NO RALI DO IBOVESPA: João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, indica as melhores oportunidades para ganhar dinheiro neste mês no Giro do Mercado, clique aqui e assista! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
FMI acena ao BC
O Conselho Executivo do FMI afirmou na última segunda-feira (31) que a política monetária do país está no caminho certo, respaldada por dados e orientada para o futuro.
No entanto, a organização afirmou que o núcleo da inflação (medida que exclui itens mais voláteis, como alimentos e energia) está em “lenta redução”. Citou também as expectativas dos agentes econômicos sobre a inflação, que seguem acima da meta.