Internacional

FMI eleva a 7% previsão para crescimento do PIB dos EUA em 2021

01 jul 2021, 19:23 - atualizado em 01 jul 2021, 19:23
FMI
Os indicadores sugerem que continua a haver uma significativa folga no mercado de trabalho, o que deve servir como uma válvula de escape para amortecer pressões subjacentes de salários e preços (Imagem: REUTERS/Johannes P. Christo)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou acentuadamente nesta quinta-feira sua projeção de crescimento para a economia dos Estados Unidos em 2021, para 7,0%, de uma previsão de 4,6% divulgada em abril, devido ao apoio fiscal e monetário sem precedentes.

O FMI, em sua avaliação anual do “Artigo IV” das políticas econômicas dos EUA, disse que a nova previsão representa o ritmo de crescimento mais rápido em uma geração para os Estados Unidos.

O Fundo aumentou sua previsão de crescimento do PIB dos EUA em 2022 para 4,9%, acima do prognóstico anterior de 3,5%, divulgado em abril.

As novas previsões pressupõem que o Congresso dos EUA aprovará neste ano os planos de infraestrutura, gastos sociais e fiscais do governo Biden em tamanho e composição semelhantes aos de suas propostas originais, disse o FMI.

“Os indicadores sugerem que continua a haver uma significativa folga no mercado de trabalho, o que deve servir como uma válvula de escape para amortecer pressões subjacentes de salários e preços”, disse o FMI em seu comunicado de revisão.

O Fundo acrescentou esperar que as expectativas de inflação dos EUA permaneçam bem ancoradas, mas estas “serão obscurecidas nos próximos meses por movimentos transitórios significativos nos preços relativos”, o que poderia fazer com que a inflação das despesas de consumo pessoal (medida pelo índice PCE, o preferido do Fed) atingisse um pico temporariamente próximo de 4% ainda neste ano.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar