Internacional

FMI diz que espirais preços-salários são raras, mas há necessidade de subir juro para conter expectativas

05 out 2022, 11:03 - atualizado em 05 out 2022, 11:03
Fachada da sede do FMI em Washington
Pesquisadores do FMI estudaram 22 episódios de inflação alta e queda dos salários reais em economias avançadas nos últimos 50 anos e descobriram que a maioria passou rapidamente (Imagem: REUTERS/ Yuri Gripas)

Uma nova pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostrou que as espirais preços-salários sustentadas são historicamente raras, e os recentes aumentos acentuados das taxas de juros pelos bancos centrais devem ajudar a evitar que as expectativas de inflação alta se enraízem.

Em um capítulo analítico divulgado nesta quarta-feira do próximo relatório Perspectiva Econômica Mundial do FMI, o Fundo disse que a dinâmica de aumento de salários e preços em 2020 e 2021 foi impulsionada por choques pandêmicos “altamente incomuns” da Covid-19, ao contrário de episódios anteriores que reagiram a forças econômicas mais convencionais.

Pesquisadores do FMI estudaram 22 episódios de inflação alta e queda dos salários reais em economias avançadas nos últimos 50 anos e descobriram que a maioria passou rapidamente.

Os aumentos salariais nos últimos dois anos foram impulsionados por choques na capacidade de produção e na oferta de mão de obra, enquanto os preços foram impulsionados em grande parte pelo acúmulo de poupança privada e pela liberação da demanda reprimida à medida que a pandemia arrefeceu, disse o FMI.

Os episódios inflacionários anteriores geralmente terminaram quando os salários nominais alcançaram gradualmente os preços ao longo de vários trimestres, evitando uma espiral ascendente, disse o FMI.

Isso geralmente acontecia quando os choques econômicos eram vistos como temporários, levando os salários e os preços a se estabilizarem com base na dinâmica normal da oferta de trabalho.

Embora isso possa ser tranquilizador no ambiente atual, o FMI disse que existe o risco de inflação prolongada de preços e salários se as expectativas de inflação forem retroativas, antecipando que as condições passadas, como a dinâmica dos preços de 2021, continuarão no futuro, mesmo sem novos choques de preços.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar