CryptoTimes

FMI defende política cripto “abrangente e coordenada” entre governos pelo mundo

11 dez 2021, 13:16 - atualizado em 11 dez 2021, 13:23
FMI
Em uma publicação em blog, três oficiais do FMI defenderam a estrutura regulatória, devido ao rápido crescimento da indústria dos ativos digitais (Imagem: Reuters/Johannes P. Christo)

Na última semana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiu um chamado para uma política global “abrangente, consistente e coordenada” relacionada às criptomoedas.

Em uma publicação em blog, os oficiais do FMI Tobias Adrian, Dong He e Aditya Narain defenderam essa estrutura regulatória, devido ao rápido crescimento da indústria dos ativos digitais.

Os três oficiais afirmaram que, em meio a esse crescimento, a elevação dos riscos exige uma resposta política correspondente.

“Esses riscos destacam por que precisamos de padrões internacionais abrangentes que abordem, de modo mais completo, os riscos ao sistema financeiro, propostos pelos criptoativos, seu ecossistema associado e suas transações, ao mesmo tempo em que permite um ambiente favorável para produtos e aplicações de criptoativos”, escreveram os oficiais.

Em seguida, a publicação no blog indicou que:

Há uma necessidade urgente para colaboração e cooperação internacionais abordarem os desafios tecnológicos, legais, regulatórios e supervisionais. Estabelecer uma abordagem regulatória abrangente, consistente e coordenada a cripto é uma tarefa árdua.

Mas, se começarmos agora, podemos atingir o objetivo político de manter estabilidade financeira, ao mesmo tempo em que nos beneficiamos dos pontos positivos trazidos pelas inovações tecnológicas subjacentes.

Tal perspectiva era esperada e reflete ações de outras organizações internacionais, incluindo o Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Neste ano, oficiais, como Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu e ex-diretora administrativa do FMI, convocaram a elaboração de uma política coordenada para cripto.