Fluxo de veículos cai quase 2% em 2018, segundo Índice ABCR
O Índice ABCR, que mede o fluxo de veículos e é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em parceria com a Tendências Consultoria Integrada, recuou 2,1% em dezembro de 2018 frente ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados. No acumulado do ano, o índice total caiu 1,9%.
Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA
Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria, revelou que o desempenho do índice se deu pelos choques negativos que afetaram a economia em 2018. “O ambiente de indefinição política em relação ao pleito de outubro, a greve dos caminhoneiros e a conjuntura internacional menos favorável às economias emergentes foram fundamentais na elevação das incertezas do ambiente doméstico – contaminando as expectativas dos agentes, tanto no que se refere às intenções de investimentos e contratação das empresas, como também nos gastos das famílias”, explica.
O fluxo de veículos leves na comparação mensal dessazonalizada caiu 1,5%. Um quadro similar pôde ser visto com os veículos pesados, que apresentaram recuo de 1,4%. No acumulado do ano, os leves caíram 2,7%. O fluxo de veículos pesados, no entanto, aumentou 0,4%.