Florianópolis e Vale do Itajaí devem conviver com fortes chuvas neste fim de semana, mas acumulados ajudam áreas produtoras
Na quinta-feira (16), Florianópolis decretou situação de emergência após fortes chuvas que atingiram o município. Para o final de semana, a previsão é de fortes na cidade e regiões vizinhas como o Vale do Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina, com acumulados entre 60 e 70 milímetros, segundo a Nottus Meteorologia.
“A chuva deve persistir até o fim de semana e, embora sua intensidade diminua na semana que vem, o risco de transtornos ainda é elevado devido ao grande volume de precipitação esperado”, explica Desirée Brandt, meteorologista e sócia-executiva da Nottus Meteorologia.
No entanto, apesar dos acumulados intensos em áreas do estado, a situação para áreas produtoras do Centro-Sul do Brasil é mais favorável, com a melhora da umidade do solo no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, já que entre o fim de dezembro e a primeira quinzena, essas regiões sofreram com a falta de chuvas.
- As melhores ações do agronegócio: o que fazer com Boa Safra, SLC Agrícola, BrasilAgro, JBS e outras? Confira no Giro do Mercado desta sexta-feira:
“O corredor de umidade já está voltado para as áreas do Sudeste e do Sul do Brasil, acaba contemplando também São Paulo e Mato Grosso do Sul, que também são áreas que sentiram falta da chuva nas últimas semanas. Por outro lado, no Centro e Norte do Brasil, principalmente na Bahia, centro e norte de Minas Gerais, norte de Goiás e Tocantins, vamos ver a ausência dessa chuva, o que ainda não é preocupante“, diz.
De acordo com Brandt, a trégua para as chuvas nessas áreas, que deve se estender até o fim do mês de janeiro, é bem-vinda para o produtor que procura uma janela para realizar seus trabalhos no campo.