Flores: Dia das Mães representa ‘Natal’ do setor com 16% das vendas, que devem crescer até 7% em 2023
As vendas de flores devem crescer entre 6% e 7% em 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), e o Dia das Mães, data mais importante do calendário do setor, representa 16% das vendas anuais.
O setor da floricultura nacional tem trabalhado para incrementar as vendas de flores e plantas ornamentais para o Dia das Mães. Para isso, apostam no diferencial do produto.
Na visão do Ibraflor, o diferencial das flores é a emoção, já que são poucos os presentes capazes de agregar carinho, cuidado e amor.
Assim, para o Instituto, é preciso “escolher uma flor que se identifique com cada mãe, seja pela beleza, exotismo, cor, textura ou perfume”.
Além disso, o setor defende a variedade de opções disponíveis, para presente, com um mix que reúne mais de 3.500 variedades e 300 espécies diferentes no Brasil.
“O mercado de flores e plantas está cada vez mais diversificado. Os produtores investem muito para trazer novidades em variedades e em produtos cada vez mais bonitos e duráveis. A qualidade das flores brasileiras está cada vez melhor. Dessa forma, encontrar um diferencial, uma flor especial para a ocasião está ainda mais fácil”, comenta Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor.
Natal para as flores
As equipes de marketing da floricultura tem trabalhado para impulsionar as vendas neste Dia das Mães. A campanha idealizada pelo Ibraflor tem como slogan “Presenteie com flores e plantas para celebrar o amor que cresce e floresce a cada dia”.
A Cooperativa Veiling Holambra segue a mesma linha em sua campanha, procurando fortalecer os laços entre mãe e filho por meio do cuidado com as plantas, com o slogan “O cuidado presente em todos os momentos.
O Ceaflor, grande complexo atacadista, localizado em Jaguariúna no interior de São Paulo, está bastante otimista neste que será o primeiro Dia das Mães totalmente livre dos efeitos da covid-19.
“Nossos produtores e comerciantes estão otimistas com o Dia das Mães, a data que representa o ‘Natal’ do setor de flores e plantas ornamentais. Estão todos prontos para ofertar ao mercado brasileiro a enorme variedade de produtos em flores de corte e em vaso e plantas ornamentais em diferentes cores, tamanhos, texturas e preços, a fim de que todas as mães sejam homenageadas com flores por seus filhos e netos”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.