Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fitch retira observação negativa de nota da Vale mas mantém rating

Reuters - 09/09/2019 - 18:49
Vale
A capacidade de pagamento da dívida da empresa permanece extremamente “forte”, ressaltou a agência (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A agência de classificação de risco Fitch manteve o rating da Vale (VALE3) em “BBB-“, mas removeu a observação negativa, indicando perspectiva estável para a nota de crédito da companhia, segundo nota divulgada nesta segunda-feira.

“Essas ações de rating refletem menos incertezas e visibilidade melhorada em relação a multas, custos de reparação e obrigações financeiras relacionadas ao desastre da barragem de rejeitos da empresa na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019”, disse a Fitch.

A capacidade de pagamento da dívida da empresa permanece extremamente “forte”, ressaltou.

A agência observou que a Vale deverá terminar o ano com um Ebitda ajustado de cerca de 18 bilhões de dólares (excluindo provisões relacionadas a Brumadinho), e menos de 5 bilhões de dólares de dívida líquida, assumindo-se os preços do minério de ferro em torno de 90 dólares por tonelada.

“A Vale estará entre os dois maiores produtores de minério de ferro durante 2019 apesar de perder 50 milhões de toneladas de produção”, destacou a Fitch, salientando os baixos custos de produção e a elevada qualidade do minério da companhia.

Ao final de janeiro, logo após o desastre que deixou cerca de 250 mortos confirmados, a Fitch cortou o rating da Vale e colocou a nota em observação negativa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Na semana passada, outra agência de classificação de risco, a Moody’s, mudou a perspectiva para o rating da Vale de negativa para estável, mantendo a nota ‘Ba1’, citando maior visibilidade dos custos e passivos financeiros da mineradora.

Leia mais sobre: Empresas, Fitch, Mineração, Rating, Reuters, Vale

Última atualização por Renan Dantas - 09/09/2019 - 18:55