Mercados

Fitch reafirma rating “BB-” para o Brasil com perspectiva negativa e alerta para deterioração fiscal

18 nov 2020, 17:32 - atualizado em 18 nov 2020, 17:32
Fitch
A Fitch espera que a economia se recupere a partir de 2021 (Imagem: REUTERS/Reinhard Krause)

A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou nesta quarta-feira a nota de crédito soberano “BB-” para o Brasil, com perspectiva negativa, e chamou atenção para os riscos fiscais do país em um ambiente de incerteza política doméstica e ressurgimento global das infecções pelo coronavírus.

“A perspectiva negativa reflete a severa deterioração do déficit fiscal do Brasil e da carga da dívida pública durante 2020 e a incerteza persistente quanto às perspectivas de consolidação fiscal, incluindo a sustentabilidade do teto de gastos de 2016 (a principal âncora da política fiscal), dadas as contínuas pressões sobre os gastos”, afirmou a Fitch em relatório.

“A Fitch espera que a economia se recupere a partir de 2021; no entanto, a incerteza em torno dos desenvolvimentos políticos e de políticas públicas, combinada com um ressurgimento de infecções globais por coronavírus, continua a obscurecer o panorama.”

A Fitch prevê que a economia brasileira vai sofrer contração de 5% em 2020, quando a dívida pública deverá chegar a quase 95% do Produto Interno Bruto (PIB).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar