Fitch avalia China com classificação A+ e perspectiva estável
A Fitch Ratings, agência internacional de avaliação de crédito, avaliou que a China se manteve com a classificação A+, tendo uma perspectiva estável.
De acordo com o relatório, a classificação da China é apoiada pela seu forte mercado externo e dimensão econômica. Porém, estão limitadas pelos riscos de estabilidade fiscal e macrofinanceira de setores que estão altamente endividados.
A desaceleração do crescimento nominal e a deterioração das perspectivas do setor imobiliário podem aumentar os desafios na economia e representar riscos para o balanço soberano, no contexto de uma erosão recente nas métricas das finanças públicas da China, avaliou a agência.
- O que ninguém te contou sobre a taxação dos fundos dos “super-ricos” e como isso pode mexer com a carteira dos investidores de fundos de investimentos: Saiba mais assistindo o Giro do Mercado aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
A Fitch ainda revisou para baixo a previsão de crescimento do PIB para os chineses em 2023, de 5,6%, para 4,8%, nas perspectivas econômicas globais de junho, à medida que as restrições da Covid-19 parecem diminuir com o tempo.
Contudo, o relatório diz que as perspectivas de crescimento a médio prazo para a China permanecem fortes, em pouco menos de 5% ao longo dos próximos cinco anos, sustentadas pela sua grande base industrial, pelo seu papel central no comércio global e pelos investimentos sustentados, particularmente nos setores de tecnologia e energia renovável.
Eles pontuam que, mesmo assim, o crescimento enfrenta obstáculos crescentes, incluindo a transição incerta para novos motores de crescimento, desafios demográficos, declínio da produtividade, tensões geopolíticas e elevada alavancagem.