Internacional

As 5 principais notícias do mercado internacional

11 dez 2018, 10:03 - atualizado em 11 dez 2018, 10:07

Por Investing.com – Confira as cinco principais notícias desta terça-feira, 11 de dezembro, sobre os mercados financeiros:

1. EUA e China iniciam nova rodada de negociações comerciais

Os Estados Unidos e a China iniciaram a mais recente rodada de negociaçõescomerciais durante uma ligação telefônica entre o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o representante comercial Robert Lighthizer e o vice-primeiro-ministro chinês Liu He.

O Ministério do Comércio da China, em um breve comunicado, disse que Liu conversou com Mnuchin e Lighthizer na manhã de terça-feira, horário de Pequim.

Os três altos funcionários discutiram as compras chinesas de produtos agrícolas e as mudanças nas políticas econômicas fundamentais da China, incluindo o plano Made in China 2025, durante o telefonema, segundo pessoas a par da conversa.

“Ambas as partes trocaram pontos de vista para colocar em prática o consenso alcançado pelos líderes dos dois países em sua reunião, e avançar no cronograma e no roteiro para a próxima etapa do trabalho de consultoria econômica e comercial”, disse o ministério.

O presidente Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram a semana passada em suspender as tarifas adicionais dos produtos de os ambos os países por 90 dias, a fim de permitir que as negociações continuem.

Lighthizer disse no domingo que, a menos que as negociações entre os Estados Unidos e a China terminem com sucesso até 1º de março, novas tarifas serão impostas.

2. May dirige-se à Europa em meio à turbulência Brexit

Além da incerteza nos mercados, a primeira-ministra britânica abruptamente adiouuma votação parlamentar sobre seu acordo para o Brexit na segunda-feira, aumentando o risco de uma saída caótica da União Européia.

Com sua posição em risco, May disse que agora voltaria para a UE e buscaria garantias sobre o chamado “backstop” irlandês, uma apólice de seguro que garante o não retorno a uma fronteira difícil na ilha da Irlanda.

May se reunirá primeiro com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes de uma cúpula da UE na quinta e sexta-feira.

Ela então planeja se encontrar com o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, que deixou claro que não haverá qualquer negociação sobre o atual acordo Brexit.

Sem um acordo, as opções para a quinta maior economia do mundo incluem um acordo de última hora, outro referendo na UE ou um Brexit potencialmente desordenado sem um acordo.

A libra esterlina subiu cerca de 0,5% em relação ao dólar, para 1,2625, o par (GBP / USD), após queda de 1,3% no dia anterior, quando a moeda caiu para o menor nível desde abril de 2017 ficando em 1,2507.

3. Mercado futuro dos EUA aponta para abertura em alta

O mercado futuro dos EUA apontavam para uma abertura ligeiramente em alta para Wall Street, embora as preocupações com o conflito comercial EUA-China venham se intensificando e tenham mantido os investidores no limite.

Por volta das 8h30, o índice blue chip futuros do Dow subia 68 pontos, ou cerca de 0,3%, os futuros do S&P 500 marcavam 6 pontos, ou cerca de 0,25%, enquanto o índice futuro de tecnologia Nasdaq 100 indicava um ganho de 27 pontos, ou 0,4%.

Os movimentos antes do pregão seguem outra sessão volátil em Wall Street na segunda-feira, que viu o Dow se recuperar de uma queda de 507 pontos.

Na Europa, as bolsas estavam em alta nas negociações durante a metade da manhã, com a maioria dos setores e principais bolsas em toda a região em território positivo.

Mais cedo as bolsas asiáticas fecharam com direções opostas.

4. Preços do petróleo operam em alta antes do relatório da API

Nos mercados de commodities, os preços do petróleo estavam levemente em território positivo antes da publicação de novos dados semanais sobre os estoques comerciais nos EUA.

O Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês), grupo do setor petrolífero, deve divulgar seu relatório semanal para a semana encerrada em 7 de dezembro às 19h30, em meio a expectativas de uma queda de cerca de 2,9 milhões de barris.

Contratos futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate subiam 41 centavos, ou 0,8%, a US$ 51,41 por barril.

Enquanto isso, os futuros internacionais de petróleo Brent avançavam 48 centavos, ou 0,8%, para US$ 60,45 por barril.

5. Dados da inflação do produtor em pauta

Na frente de dados, o calendário de hoje trará aos investidores o relatório de novembro sobre os preços ao produtor às 11h30 (horário de Brasília), que deve dar sinais mais claros sobre o ritmo da inflação.

Os preços do produtor devem ter subido 0,1% no mês passado e 2,5% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas.

Excluindo o custo de alimentos e combustíveis, o núcleo da inflação deve ter aumento de 2,5% com base ano após ano.

índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, recuava 0,25% para 96,93.

No mercado de títulos, os rendimentos do Tesouro aumentaram, com o papel de referência título com vencimento em 10 anos em 2,88%, enquanto o rendimento nos títulos do governo com vencimentos em 2 anos ficaram em 2,75%.

Espera-se que o Fed anuncie seu quarto aumento de 2018 na próxima semana, mas os investidores estão começando a questionar quantos aumentos de taxas podem ser implementados no próximo ano. Enquanto os formuladores de políticas apontaram três aumentos em 2019, o mercado está começando a apostar que o banco central pode suspender seus aumentos de taxa no ano que vem.

Com Reuters

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar