Fique de olho nos preços: Inflação, investimento de Lemann na Ambev, imposto de renda e outras notícias do dia
Todo mundo reclama quando os preços sobem. E esse tipo de queixa está longe de ser uma exclusividade brasileira. Principalmente depois de a pandemia ter desencadeado um fenômeno de pressão inflacionária global. Hoje, mais do que de costume, é dia de ficar de olho nos preços.
Os investidores brasileiros estarão atentos ao IPCA-15 de fevereiro. A expectativa é de que a prévia oficial da inflação no Brasil acelere a 0,72%, de 0,55%, sob pressão dos combustíveis e das mensalidades escolares. A projeção é do Broadcast.
Já a agenda de indicadores econômicos nos Estados Unidos está mais carregada. Entretanto, um dado é mais esperado que os outros. Os investidores estão particularmente interessados no PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA.
Isso porque o PCE é o indicador preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para pautar sua política monetária.
E se a pandemia globalizou a inflação, a invasão da Ucrânia pela Rússia, que hoje completa um ano, lançou um peso adicional sobre os preços dos alimentos e dos combustíveis ao redor do mundo nos últimos 12 meses.
Por falar em combustíveis, a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o novo CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, foi transferida para a manhã desta sexta-feira. Originalmente previsto para ontem, o encontro ocorre em meio a discussões sobre uma nova política de preços para a empresa.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
SEXTOU COM O RUY
Sinto-lhe dizer, mas você não vai enriquecer como o Lemann investindo em Ambev (ABEV3). Empresas excelentes podem se tornar péssimos investimentos, a depender dos preços de suas ações — e o colunista Ruy Hungria explica os motivos.
BALANÇO
CTEEP (TRPL4) vê lucro quase triplicar no quarto trimestre e confirma pagamento de dividendos. O desempenho da companhia foi impulsionado pela atualização da Receita Anual Permitida das concessões da empresa pelo IPCA do período e pelo reajuste tarifário do ciclo 2022/2023.
LEVOU ENQUADRO?
Após deixar investidores no limbo, Gafisa (GFSA3) finaliza última etapa de grupamento de ações. Operação enfim aconteceu após reportagem do Seu Dinheiro que questionou demora na conclusão do processo. Relembre o caso.
IR 2023
Mudou-se para o exterior em 2022? Prazo de entrega da Comunicação de Saída Definitiva à Receita está acabando. Quem se mudou do Brasil no ano passado tem até 28 de fevereiro para enviar documento que avisa a Receita de que não é mais residente fiscal no país.
NO PÁREO
Conta em dólar do Inter vale a pena? Global Account lança cartão físico para saques no exterior e acirra concorrência com Nomad e Wise. Com possibilidade de saques e transferências entre Global Accounts, a conta do Inter alcança melhor custo-benefício.
DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 54 | De volta ao Planalto: encontro com chanceler português e cartão de vacina de Bolsonaro — confira a agenda cheia de Lula. Mercado ficará de olho na reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que acontece nesta manhã.
Uma boa sexta-feira para você!