Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fintech de gestão lança robô de investimento em Bitcoin

Equipe Money Times - 19/01/2019 - 11:02

A gestão de criptomoedas como Bitcoin, Ether e Ripple é um mercado em crescimento no Brasil. Neste modelo de negócio, clientes contratam os serviços de especialistas, que fazem a administração de carteiras de investimento para terceiros. Mas há uma novidade no horizonte das criptomoedas. Diante das oportunidades que o cenário apresenta será lançado o primeiro robô de investimento em criptomoeda de uma gestora que combina Inteligência Artificial (IA) com modelos estatísticos.

A fintech que chega ao mercado com essa iniciativa é a QR Capital. A empresa oferece serviços de corretagem, mas o foco da startup é nos produtos de gestão de moedas. E uma das principais novidades é justamente esse que rentabiliza Bitcoin, batizado de QR Capital BTC. A operação, que usa Inteligência Artificial para ter rentabilidade em Bitcoin, tem quatro robôs. Três deles atuam como traders 24 horas por dia, 7 dias por semana, e um robô faz a coordenação dos traders. O robô-coordenador pode, por exemplo, alterar estratégias e passar novas ordens aos seus comandados.

Para montar a estratégia, o algoritmo é abastecido com o histórico do mercado. Isso permite que, uma vez munido de informações, a máquina tenha autonomia para usar dados prévios e combiná-los com o minuto-a-minuto do mercado, formulando assim diferentes estratégias. Neste processo, o robô-coordenador ainda é abastecido com notícias que podem alterar o humor dos investidores, o que pode provocar uma corrida para compra ou venda de um criptoativo.

Com o objetivo de tornar o sistema cada vez mais autônomo, os algoritmos foram desenvolvidos para “aprenderem” com dados, identificando padrões para tomar decisões que, inicialmente, ele
ainda não era capaz. Na linguagem “tech”, esse sistema é conhecido como Machine Learning. Mas, importante: apesar da independência na tomada de decisão do robô, o sistema fica sob
monitoramento dos analistas da empresa, que acompanham os resultados diários da performance dos algoritmos.

“Os algoritmos são fundamentais porque dão respostas muito rápidas e têm ganhos que, com uma pessoa no comando, não seria possível, pelo volume de dados que é preciso analisar. Isso é uma tendência neste mercado que gera oportunidades a cada segundo – afirma Fernando Carvalho, CEO da QR Capital. – Além de oferecermos um produto inovador, a tecnologia vai nos ajudar a trazer mais insights para que os produtos de inteligência artificial sejam constantemente desenvolvidos dentro da empresa.

Leia mais sobre: Bitcoin, Criptomoedas