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Fini e a febre pelas balas de gelatina: Marca visa expandir consumo dos brasileiros e mira em lançamentos temáticos; entenda

12 jun 2024, 8:00 - atualizado em 11 jun 2024, 14:07
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Balas de Harry Potter, Parceria com Havaianas e mais: Fini quer expandir a categoria da marca no Brasil (Imagem: Money Times/Vitória Pitanga)

A fabricante de balas de gelatina favorita das crianças, Fini, busca expandir a categoria da marca no país. Com doces de diversos formatos e sabores, a marca também recebe parcerias de braços abertos, indo de protetores labiais Carmed aos esmaltes e sandálias Havaianas.

Ganhando força no público adulto, a fabricante tem trabalhado no fortalecimento da marca no mercado, buscando estar nas grandes redes de supermercado e atacarejo. A meta, agora, é chegar nas lojas de pequeno e médio porte, com as embalagens menores.

Valmir Feil, diretor-geral da The Fini Company no Brasil, destaca que a expectativa é encerrar o ano de 2024 com uma presença ainda mais ampla, atingindo a marca de 500 mil pontos de venda auditáveis — visto que atualmente, a marca está presente em mais de 400 mil pontos pelo país.

Fini: Do A ao Z sobre a marca no Brasil

Segundo o executivo, as franquias desempenham um papel crucial na expansão da Fini no país. Visando essa ‘boa tacada’ no mercado, a marca celebra uma parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil, que ajuda a distribuir e a expandir a presença no mercado.

Antes da ajuda, 290 unidades foram inauguradas em 2023 — o que, na verdade, superou as expectativas, quando 40 operações a mais do que o estimado registraram bons resultados.

“Para este ano, a Fini reitera seu foco no crescimento e na presença de mercado e estabelece meta de 38% de crescimento, devendo alcançar, até o fim do ano, a marca de 400 franquias inauguradas, atualmente são 326, e prevê sua chegada ao Amapá, único Estado onde ainda não está presente”, aponta Feil.

Ainda sobre expansão da marca, a fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo, teve R$ 350 milhões investidos nos dois últimos anos, visando ampliar e dar conta de toda a demanda da marca.

Segundo o executivo, a capacidade produtiva hoje, após o investimento, é de 70 milhões de quilos de produtos ao ano. “Em 2024, a Fini deve investir mais R$ 50 milhões em produção, com foco em automação”, informa.

Popularidade da marca e demanda na Pandemia

A marca dobrou seu crescimento no período de 2021 e 2022, época de pandemia. “As pessoas iam muito ao supermercado e não perdemos a oportunidade de aumentar a produção devido à alta da demanda”, afirma Feil.

Para ele, a Fini, no Brasil, faz parte de uma combinação de diversos fatores que têm como ponto de partida a qualidade e o sabor.

“O design dos produtos da Fini é reconhecido pela criatividade e apelo visual, e traz, ainda, os personagens cheios de personalidades, que fazem total diferença para os consumidores em busca de produtos diferenciados e divertidos”, diz.

A ampla disponibilidade e variedade dos produtos Fini, também é um diferencial na visão do diretor. Os produtos estão em diversos pontos de venda, e os diferentes momentos de consumo, contribui para sua popularidade, tornando-os facilmente acessíveis aos consumidores.

As estratégias de marketing e parcerias com outras grandes marcas, incluindo campanhas publicitárias e ações de promoção da marca em eventos e nas redes sociais, aumentam sua visibilidade e atrai a atenção do público.

Público-alvo e Parcerias: O que a marca tem em mente?

A marca busca aumentar o consumo per capita da categoria no Brasil. Isso porque, o brasileiro consome cerca de 350 gramas de balas de gelatina no ano atualmente — enquanto na Europa, o consumo varia entre 1,5 kg e 6 kg ao ano.

“Queremos atrair ainda mais o público jovem e adulto, principalmente com as embalagens individuais como opções de consumo em diversas ocasiões, como no caminho ao trabalho, como um snack ou até mesmo para levar em um momento de lazer, como festivais de música”, diz.

Feil informa que a Fini está de ‘braços abertos’ para novas parcerias, e cada vez mais a marca vem ganhando oportunidades que, antes, não chegavam a ter, como, por exemplo, o território de lifestyle.

A parceria mais recente, são as balas de gelatina temáticas no universo de Harry Potter, onde a marca lançou quatro opções de formas e sabores. São elas: o “Chapéu Seletor”, “Óculos do Harry”, “Raio” e “Edwiges”, no qual tem o formato de uma coruja.

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Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
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