Economia

Financial Times vê pedido de impeachment para Temer como emblemático

28 nov 2016, 14:17 - atualizado em 05 nov 2017, 14:08

O jornal britânico Financial Times já admite que o Brasil está mais uma vez envolto em uma crise política que parece mais crescente do que decrescente. Em uma reportagem publicada neste domingo, o FT aponta que o pedido de impeachment apresentado pelo PSOL, um pequeno partido de esquerda, tem poucas chances de prosseguir. O movimento, contudo, joga luz sobre as dificuldades de um governo que tem perdido um ministro ao mês desde que assumiu no final de agosto.

Receba o Giro Money Times grátis em seu email

O apoio do mercado, contudo, é ressaltado. O real se fortaleceu em aproximadamente 20% contra o dólar e a Bolsa tem mostrado resiliência. Já o lado real da economia continua em frangalhos. O IBGE deve divulgar na quarta-feira que o PIB brasileiro passou por mais um período de retração, em linha com o esperado pela maior parte dos economistas. O relatório Focus do Banco Central divulgado hoje aponta para uma queda de 3,49% em 2016. O número tem sido revisado para baixo há 8 semanas.

Leia mais: Para onde vai o dólar?

Ao lado disso, os protestos de rua no Brasil têm ganhado corpo novamente. O Movimento Vem Pra Rua, muito presente nas manifestações que pediam o impeachment de Dilma Rousseff, deve voltar a protestar no próximo dia 4 agora para defender as investigações da Lava Jato e as medidas contra a corrupção. Analistas consultados pelo FT acreditam que essa combinação de fatores joga mais gasolina no incêndio político e econômico preparado para 2017.