Fim do RG: Veja prazo de troca para a nova carteira de identidade
O número do Registro Geral (RG) vai ser deixado de lado na Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação.
O novo documento estabelece pela primeira vez um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, coibindo as fraudes de identificação no Brasil.
No entanto, não é preciso correr para atualizar a documentação, pois o modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.
Estava previsto para a última segunda-feira (6) o prazo para que todos os estados se adequassem e começassem a emitir a CIN. Contudo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que prorroga o prazo por mais trinta dias, até 6 de dezembro.
Atualmente, 12 estados já realizam a emissão, sendo eles Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Eletrobras deixa prejuízo para trás e lucra R$ 1,47 bilhão no 3T23: Ainda vale a pena investir nas ações da elétrica? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria no Giro do Mercado desta quarta-feira (8), é só clicar aqui:
Por que o número do RG será substituído pelo CPF
O uso do número do Cadastro Pessoa Física, emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido por estados.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, independente de qual Estado da Federação seja emitida, o cidadão continuará com o mesmo número. A Carteira de Identidade será o documento de identificação mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo.