Fim do RG: Veja passo a passo para obter nova carteira de identidade
A partir desta quinta-feira (11) todos os Estados e o Distrito Federal devem passar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN),seguindo o fim do prazo dado pelo governo federal para que os governos estaduais adotem as medidas necessárias para se adequar.
O documento deve aposentar o RG (Registro Geral), estabelecendo pela primeira vez um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, coibindo as fraudes de identificação no Brasil.
- Dia decisivo para as estratégias de investimento: Como os dados de inflação podem mexer com seu bolso? Assista ao Giro do Mercado desta quinta-feira (11) e entenda o que muda para os mercados:
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas. Da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento estará disponível em versão física e digital.
“A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, explica o Ministério de Gestão e Inovação.
Segundo dados da pasta divulgados nesta quinta (11), mais de três milhões de brasileiros já tem a nova carteira de identidade, que até o momento é emitida em 23 estados, mais o Distrito Federal.
São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Como tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Conforme informa o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.
Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
Após emitida a primeira via da CIN, o cidadão pode utilizá-la de maneira digital. Veja o passo a passo:
- realizar download do aplicativo Gov.br;
- logar na conta;
- acessar “Carteira de documentos”;
- clicar no botão “+”;
- selecionar a “Carteira de Identidade” e clicar em “Adicionar documento”.
O período pelo qual o novo documento é válido varia conforme a faixa etária. Confira:
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e
- validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.
Vale lembrar que o RG segue válido até 28 de fevereiro de 2032. Dessa maneira, há tempo para que o documento seja atualizado.