Fim do RG: Saiba quais estados já emitem a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e como ter a sua
Cinco milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com números divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O documento busca padronizar a emissão e o modelo para todos os 27 órgãos de identificação, coibindo as fraudes de identificação no Brasil. Com isso, irá aposentar o conhecido RG (Registro Geral) ao adotar o número do CPF como padrão.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
“A CIN é muito importante para a segurança pública, para diminuir as fraudes, mas também é fundamental para a inclusão digital das pessoas”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas
Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados e Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
“Este novo documento é uma porta para mais de 4.200 serviços digitais que estão disponíveis no GOV.BR. É também um caminho para a administração pública ser proativa e atender melhor os cidadãos”, explica Mascarenhas.
Como obter a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?
Os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.
Já o período pelo qual o novo documento é válido varia conforme a faixa etária. Confira:
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e
- validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.