BusinessTimes

Fim do ‘publipost’? CVM estuda regulamentar atividade de influencers financeiros

20 abr 2023, 17:44 - atualizado em 20 abr 2023, 17:44
Influenciadores
Influenciadores: A proposta é demonstrar que a transparência com o investidor deve se estender aos influenciadores e às plataformas de investimento. (Imagem: Pixabay/sergeitokmakov)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) considera regulamentar a relação comercial entre influenciadores financeiros e participantes do mercado de valores mobiliários, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (19).

O material foi feito pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da autarquia, a partir da metodologia de Análise de Impacto Regulatório (AIR).

A recomendação regulatória é de que a CVM estabeleça uma regra que imponha aos seus regulados para sempre destacar quando contratarem um influenciador digital – ou seja, se os influenciadores estão sendo remunerados para divulgar o conteúdo patrocinado a respeito de valores mobiliários.

O assunto ainda vai passar pelo processo normativo, com abertura de audiência pública e, posteriormente, edição de norma. O tema está pautado para consulta pública na Agenda Regulatória de 2023 da CVM. Conforme a comissão, os assuntos da pauta são debatidos com o mercado após a elaboração da análise de impacto regulatório.

Bom funcionamento do setor

José Antônio de Souza, analista na ASA/CVM, diz que todo participante autorizado pela CVM a atuar no mercado de capitais deve cumprir as normas do regulador. Isso é primordial para o bom funcionamento e a integridade do setor, segundo ele. A mesma conduta também deve ocorrer para os contratados dos regulados, destaca.

Bruna Luna, chefe da ASA/CVM, diz que o objetivo é informar o público investidor de que aquela orientação está sendo emitida por conta de um contrato entre o influenciador e um regulado da CVM. “Transparência ao investidor faz parte da boa conduta no mercado de capitais e deve ser zelada e praticada por todos que atuam nele”, afirma.

A recomendação da ASA na AIR está em linha com o que já é feito, em especial, nos Estados Unidos, em que esse tipo de ação já é muito disseminada, prezando pela transparência das informações.

Influenciadores

O tema ganhou grande importância nos últimos anos por conta do aumento no número de investidores que começaram a investir de forma mais ativa em valores mobiliários, além do crescimento igualmente expressivo dos influenciadores financeiros.

Ao lado do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) desenvolveu o Relatório FInfluence, um mapeamento para entender a fundo quem são os novos atores que falam sobre investimentos, checar como eles se comportam e qual é o nível de influência sobre suas audiências.

A terceira edição da pesquisa confirma o protagonismo dos influenciadores digitais na difusão da educação financeira no Brasil. Juntos, 255 perfis monitorados somavam 94,1 milhões de seguidores em junho de 2022, um crescimento de 27% em relação aos 74 milhões da primeira versão da pesquisa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar