Fim do gatonet: Anatel lança lista com TV Boxes homologados
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou uma página com a lista de aparelhos TV Box homologados no Brasil. A iniciativa é mais um capítulo na luta da agência contra a piratria no País.
A lista de TV Boxes homologados conta mais de 50 aparelhos e pode ser acessada neste link.
Segundo a Anatel, uma maneira de identificar se um TV Box é irregular é verificar se o anúncio do produto informa que ele permite acesso livre e irrestrito (sem autenticação) a uma grande quantidade de canais.
“Esse é um grande indicativo de que o aparelho é um TV Box não homologado [conhecido popularmente como gatonet], mesmo que ele contenha algum selo ou código de homologação, pois, nesses casos, pode ser falsificado”, esclareceu a agência.
A agência também informou que o gatonet pode conter um software malicioso, o que permitiria que criminosos assumissem o controle do equipamento para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos.
Anatel elabora plano de combate à TV Boxes
No início de fevereiro, a Anatel aprovou um plano de ação para combater a venda dos equipamentos de TV Box não homologados.
A medida prevê o bloqueio ou redirecionamento de tráfego de conteúdo dos canais de tv por assinatura e serviços de streaming que sejam utilizados ilegalmente pelos aparelhos.
De acordo com dados da agência, estima-se que existam entre 5 a 7 milhões de TV boxes em uso no país.
A desativação dos equipamentos será realizada de forma gradual e remotamente, com a análise prévia dos equipamentos pela Anatel, afirmou à agência.
Ainda em fevereiro, a Anatel informou que tirou de circulação mais de 1,4 milhão de equipamentos irregulares.