Fim do gatonet: Anatel cria mecanismo para bloquear sinal clandestino de TV por assinatura
O combate a pirataria de conteúdo audiovisual no país dará um novo passo nos próximos meses. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está desenvolvendo um laboratório para bloquear o sinal de aparelhos de TV Box clandestinos, os chamados gatonet.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Desde o início do ano, as duas agências trabalham juntas em ações de combate a pirataria.
- ESTREIA NO MONEY TIMES!
GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É AMANHÃ!
“Estamos finalizando um laboratório dentro da agência para conseguir bloquear conteúdos ao vivo”, disse o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, na sexta-feira (26), durante o Encontro Nacional Abrint 2023.
A criação do laboratório vai ajudar a Anatel a atingir as metas estabelecidas no plano de ação de combate a aparelhos de TV Box clandestinos. Lançado em fevereiro deste ano, o plano prevê:
- Reduzir os riscos às redes de telecomunicações causados por dispositivos TV Box não homologados (gatonet);
- Aumentar a segurança física e de dados dos usuários;
- Reduzir a atividade clandestina de provimento de “TV por assinatura” por entidades ou pessoas físicas não outorgadas;
- Melhorar o equilíbrio competitivo do mercado audiovisual pela redução de ofertas irregulares de conteúdo advindo de “TV por assinatura”.