Internacional

BCE encerra era de 11 anos de juros negativos e surpreende com alta de 0,50 pp

21 jul 2022, 9:16 - atualizado em 21 jul 2022, 9:32
Bolsas Europeias
Em julho, a inflação nos últimos 12 meses foi de 8,6%. (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira (21) a elevação da sua taxa de juros em 0,5 ponto percentual para controlar a inflação no bloco. Essa é a primeira alta promovida pelo BCE em 11 anos.

Nessa conformidade, a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito serão aumentadas para 0,50%, 0,75% e 0%, respetivamente, com efeitos a partir de 27 de julho de 2022.

A autoridade monetária europeia sinalizou, em junho, que estava se preparando para o reajuste dos juros e projetava que esse aumento aconteceria apenas em setembro.

No entanto, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) surpreendeu negativamente ao atingir a máxima em 40 anos, segundo dados divulgados na terça-feira (19).

“O Conselho do BCE considerou apropriado dar um primeiro passo maior, na sua trajetória de normalização das taxas de juro diretoras, do que o sinalizado na reunião anterior”, diz o BCE. “Nas próximas reuniões do Conselho do BCE, será apropriada uma nova normalização das taxas de juro. A antecipação, hoje decidida, da saída de taxas de juro negativas permite ao Conselho do BCE efetuar a transição para uma abordagem reunião a reunião nas decisões sobre as taxas de juro.”

Em julho, a inflação nos últimos 12 meses foi de 8,6%, ante os 8,1% registrados em junho. Um ano antes, a alta dos preços na região estava em 1,9%. Vale lembrar que a meta de inflação do BCE é de 2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.