Internacional

Fim de Putin? Ex-aliado diz que o tempo do presidente no cargo pode ‘estar contado’

03 abr 2022, 14:42 - atualizado em 03 abr 2022, 14:42
Rússia Vladimir Putin
Para Vladimir Milov, os dias de Putin na presidência da Rússia estão contados (Imagem: Markku Ulander/Lehtikuva/via REUTERS

Vladimir Milov, ex-vice-ministro de Energia da Rússia, afirmou que o tempo de Vladimir Putin no cargo pode estar “contado”. Ele é hoje conselheiro do líder da oposição, segundo informou a Business Insider.

Durante entrevista ao jornalista Erin Burnett, da CNN, neste sábado (2), Milov declarou que altos funcionários do governo russo estão “pessoalmente devastados” pela invasão da Ucrânia, que teve início no dia 24 de fevereiro.

“Pela primeira vez, estamos caminhando para trás. Tivemos muitas dificuldades nos anos 70, 80 e 90, mas ainda estávamos um pouco abertos para o mundo e a direção era muito diferente”, disse Milov.

“Agora a Rússia está se desconectando dos mercados globais, da arquitetura financeira global, tecnologia, logística e assim por diante”.

Milov declarou que essa “desconexão” nunca aconteceu antes, e quem está no poder enxerga isso.

Justamente por isso, ele acredita que “os dias de Putin estão contados”. Milov disse durante a entrevista à CNN que o presidente russo ainda tem um forte controle do poder, mas que isso não deve durar.

“Ele pode aguentar por algum tempo, mas em poucas semanas, meses, no futuro, muito mais pessoas dentro do sistema começarão a questionar o que ele está fazendo, os russos comuns expressarão descontentamento com a deterioração da situação econômica, enormes perdas na guerra, algo que Putin nunca experimentou”, disse Milov.

Para o ex-aliado, as elites russas vão começar a questionar os rumos do país, consequentemente, se Putin é o melhor líder.

No entanto, ele pondera que, por enquanto, toda e qualquer comunicação entre funcionários do governo é monitorada, mais ainda do que a própria oposição.

“Se duas pessoas, três pessoas ou mais começarem a discutir que Putin está levando o país na direção errada, isso com certeza será registrado e relatado a ele”, afirmou.

Vladimir Putin governa a Rússia desde 1999, tendo assumido o cargo a princípio interinamente após a renúncia de Boris Yeltsin.