Fim da novela Correios? TRBL11 dispara com ‘boa notícia’; veja detalhes
A novela entre o Correios e fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (6). O fundo imobiliário informou que a Defesa Civil do município de Contagem, Minas Gerais, liberou o uso do galpão logístico alugado pela estatal.
A gestão informa, porém, que a cozinha e o refeitório, que fazem parte do bloco anexo ao Galpão (bloco administrativo), não poderão ser usados, uma vez que as obras nestes locais não foram concluídas, mas que corresponde a menos de 1% da área locável do imóvel.
A desinterdição do imóvel em sua parte operacional foi realizada em menos de 50 dias da primeira interdição. A conclusão de grande parte das intervenções ocorreu de forma antecipada, antes da expectativa inicial de conclusão em 30/12/2024. Sendo assim, o Correios poderá voltar a operar normalmente a partir do dia de hoje.
O TRBL11 acumulava quedas durante esta semana, mas a reação ao possível fim da novela já deixou os investidores animados. Nesta sexta-feira (6) o fundo subia mais de 6%.
“Todas as medidas necessárias foram tomadas para resguardar os interesses dos cotistas e evitar impactos relevantes no desempenho do fundo”, reforçou Anita Scal, sócia da Rio Bravo. “Esse resultado é fruto de um trabalho constante e assertivo em realizar as intervenções necessárias para o locatário usufruir com segurança e normalidade o imóvel.
Nesta semana, o Correios chegou a informar a abertura de um processo administrativo de rescisão unilateral do contrato de locação no imóvel. Trata-se de um procedimento interno realizado pela estatal afim de averiguar os fatos e que dá ao fundo a oportunidade de defesa antes da tomada de decisão.
Desta forma, o fundo entende que não há mais a necessidade do processo, uma vez que o imóvel foi desinterditado e contrato é atípico, ou seja, não poderia ser quebrado.
O Money Times buscou um posicionalmente do Correios para entender a situação com a estatal.
“A Diretoria de Administração dos Correios informa que a estatal ainda não foi notificada formalmente, nem pela Defesa Civil de Contagem/MG nem pelo Locador, Tellus-Rio Bravo. Informa, ainda, que a decisão de rescindir o contrato de locação por parte dos Correios foi fundamentada em laudo técnico contratado pela estatal, realizado segundo métodos e procedimentos abrangentes e as melhores técnicas para o caso”, disse em nota.
Além disso, apontaram que os trabalhos técnicos constataram o comprometimento quanto à solidez e à segurança do imóvel, ratificando a decisão da empresa de suspensão das operações e de isolamento total das áreas do complexo, uma vez que sua condição colocava em risco a integridade física dos profissionais que trabalhavam na unidade operacional.
O Centro Logístico Contagem estava interditado desde 24 de outubro, quando a Defesa Civil realizou uma visita a pedido do Correios.