Filecoin lança serviço descentralizado de armazenamento seguro para NFTs
O protocolo descentralizado de armazenamento Filecoin (FIL) anunciou um novo serviço gratuito chamado NFT.Storage, que visa preservar metadados e conteúdos de tokens não fungíveis (NFTs), noticia o Decrypt.
“NFTs fazem parte do legado cultural da humanidade — e desenvolver seus dados para uma acessibilidade a longo prazo é fundamental”, afirmou Mikael Rogers, diretor de engenharia do Protocol Labs, responsável pelo desenvolvimento da Filecoin.
“Redes de gerenciamento de conteúdo e de armazenamento distribuído garantem que obras de arte digitais, cartões de baseball e imóveis virtuais permaneçam seguros e disponíveis a longo prazo.”
https://t.co/lj7ntW3gQ5 is a brand new service built specifically for storing off-chain #NFT data. Data is stored decentralized on @IPFS and #Filecoin – plus it's FREE! Learn more: https://t.co/6XIMwRuyaN
— Filecoin (@Filecoin) May 3, 2021
O receio é que o servidor que garante o armazenamento de arquivos possa, um dia, sair do ar, fazendo com o que o NFT adquirido se perca, assim como sua certificação digital.
Assim, NFT.Storage surge como um protocolo que permite que usuários realizem o “back-up” de seus NFTs e arquivos correspondentes.
NFT.Storage é apoiado pelas tecnologias da Filecoin e do InterPlanetary File System (IPFS).
IPFS permite que pessoas criem um hash de seu conteúdo — o chamado identificador de conteúdo (CID) — para encontrar os arquivos correspondentes, hospedados em nós ao redor do mundo.
Dessa forma, os arquivos podem ser encontrados facilmente se pelo menos um serviço de hospedagem fornecer acesso a eles.
NFT.Storage usa Filecoin para o armazenamento descentralizado de dados a longo prazo — intermediando os acordos de armazenamento e recuperação para preservar os dados de NFTs a longo prazo.
A Filecoin fornece uma camada de permanência ao usar provas criptográficas para garantir a durabilidade e persistência dos dados NFTs ao longo do tempo.
O futuro descentralizado do armazenamento de dados