Fila para recuperar dinheiro esquecido chega a 300 mil; veja se há prazo para recuperar e como fazer
Foi liberado nesta terça-feira (7), às 10h, o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Por volta das 10h11, a instituição informou que havia uma fila de 300 mil pessoas para acessar o sistema.
Segundo o BC, há mais de 6 bilhões a serem ressarcidos para 38 milhões de pessoas.
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Nos casos de consulta, o sistema segue operando de maneira normal. Já para quem tem valores a sacar e inicia o processo, a seguinte mensagem aparece:
“Estamos com uma grande fila para acessar o SVR e sabemos que seu tempo é importante! Retorne em outro momento, pois já há um número muito grande de pessoas aguardando agora.”
O BC informou que a fila está andando rapidamente. Contudo, não pontou tempo médio de espera.
Nas redes sociais, internautas comentam sobre a fila, tempo de espera e baixos valores a receber. Confira.
fui entrar no site do governo pq o cpf da minha mãe tem valores a receber e simplesmente esse é o tamanho da fila
gente, que isso?? um filme? pic.twitter.com/RHwTh7Jwzh— m! (@yennefersz) March 7, 2023
Banco central liberou o Sistema de Valores a Receber hoje!!!!
Tô muito feliz ? pic.twitter.com/qfw2iMYotz— Bilar Gregorio (@bilargregorio) March 7, 2023
Sou uma piada banco central? Esse valores a receber é uma ilusão hahaha
Bem que eu sabia que não deixo dinheiro por aí pic.twitter.com/ixuu249Kae— Erica (@KiitaSantos) March 7, 2023
Há um prazo para recuperar o dinheiro?
Apesar da grande quantidade de pessoas no sistema logo após a abertura, não há um prazo para reaver o dinheiro esquecido nas instituições.
Sendo assim, o sistema pode ser acessado para a recuperação em outros dias.
Como recuperar o dinheiro esquecido?
Para quem realizou a consulta e identificou valores a receber, veja o passo a passo para a solicitação de valores:
- Acessar o site do Valores a Receber;
- Realizar a consulta por meio do CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura;
- A partir do dia 7 de março, 10h, acessar o SVR;
- Fazer login com a conta gov.br (vale destacar que, para valores de pessoa física, devido ao sigilo bancário, a conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Para valores de pessoa jurídica, precisa ter conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador);
- Escolher a opção apresentada em “Meus Valores a Receber”;
- Aceitar o termo de ciência;
- Visualizar os seguintes dados: valor a receber; nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso;
- Solicitar o valor;
- Visualizar o comprovante.
No momento de solicitar o valor, poderá aparecer três possibilidades. Veja como proceder em cada uma delas.
Opção “Solicitar por aqui”:
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais;
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis. Mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada e pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução.
Opção “Solicitar por aqui”, mas sem apresentar chave Pix disponível para seleção:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis;
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
Não apresentar a opção “Solicitar por aqui”:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Quando o valor será pago
Segundo o Banco Central, o dinheiro esquecido será devolvido em até 12 dias úteis nos casos em que a solicitação no sistema foi feita por “Solicitar por aqui” e via Pix.
Já nos demais casos, não há um prazo definido para a devolução do valor.