Giro do Mercado

Ifix: fundos imobiliários indexados ao CDI e IPCA devem trazer mais retornos, diz analista da Empiricus

05 dez 2024, 18:00 - atualizado em 05 dez 2024, 18:01
ipca-15 inflação novembro
(Imagem: Pixabay)

Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) indexados ao CDI e IPCA podem ser a melhor opção para investidores que buscam bons retornos, já que ambos acompanham o aumento da taxa básica de juros, disse Caio Araújo, analista da Empiricus Research no Giro do Mercado desta quinta-feira (5).

Segundo Araújo, fundos indexados ao IPCA, por exemplo, estão atualmente com descontos patrimoniais históricos e oferecem bons rendimentos, que chegam a oferecer inflação mais 10% ao ano.

O especialista lembra ainda que os FIIs são isentos de Imposto de Renda. Araújo ponderou que o atual momento é de foco em ativos voltados para a geração de renda a médio e longo prazo.

‘’Com a aceleração do IPCA ao longo dos próximos meses, esses fundos devem gerar rendimentos maiores”, disse ele. Ele ressalta que as preocupações do mercado com a política fiscal do governo Lula fez o Ifix, índice de fundos imobiliários da B3, perder quase 6% somente nos últimos cinco pregões.

O ano de 2024 tem sido marcado por taxas extremamente altas nos títulos atrelados ao IPCA, impulsionadas principalmente pelos ruídos políticos, Incertezas do mercado sobre a responsabilidade fiscal e a nomeação de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central, que deixou em aberta a possibilidade de aumentar os juros.

Nos cincos primeiros meses deste ano, por exemplo, os títulos que rendem IPCA +9,8% registraram um aumento de 175% na captação em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para a carteira de dezembro, o analista disse que diante de uma reavaliação da Taxa Selic para o próximo ano, a recomendação foi concentrar 96,5% do portfólio em fundos com alta indexação ao CDI.

Um exemplo é o fundo  Kinea Rendimentos (KNCR11), que foi escolhido devido à sua participação de 7% no IFIX, alta liquidez e uma taxa prefixada média de 2,2% ao ano.

Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.
raquel.lauren@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.