ImóvelTimes

FIIs e BDRs poderão ser negociados no mercado a termo da B3 a partir de segunda-feira (26); entenda como vai funcionar

24 ago 2024, 12:00 - atualizado em 23 ago 2024, 15:14
b3 - bolsa de valores
(Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Após o mercado pedir pela inclusão dos fundos imobiliários no mercado a termo, a B3 anunciou que irá disponibilizar a partir de segunda-feira (26) a negociação de contratos a termo de FIIs. As Brazilian Depositary Receipts (BDRs) Não Patrocinados também foram incluídas.

No entanto, neste primeiro momento, apenas alguns ativos poderão ser negociados nesta modalidade, como, por exemplo, o BTG Pactual Logística (BTLG11), o Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), o Maxi Renda (MXRF11), o XP Malls (XPML11) e outros seis. 

  • Quer saber qual é a carteira ideal para você? Ferramenta simula carteira de acordo com seu perfil, objetivo e valor inicial. Confira aqui

Já os BDRs que estarão disponíveis são Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Alibaba Group (BABA34), Alphabet (GOGL34), Mercado Libre (MELI34), Microsoft (MSFT34), Meta Platforms (M1TA34), Nvidia (NVDC34), NU Holdings (ROXO34) e Tesla (TSLA34). 

A integração faz parte da agenda de desenvolvimento de produtos da bolsa brasileira após um crescimento expressivo no volume de negociações e de novos investidores nestes produtos.

“A inclusão dos fundos imobiliários no mercado a termo é mais um passo no desenvolvimento do produto. O mercado de FIIs tem apresentado crescimento de volumes, novos investidores e a viabilização do termo vai impulsionar e sofisticar ainda mais as operações dos investidores”, afirma Thalita Forne, superintendente de Produtos Listados da B3.

Vale lembrar que para o mercado de fundos imobiliários já é possível o empréstimo das cotas, que permite uma rentabilidade adicional aos investidores ou a possibilidade de estratégias “vendidas”. Desde o ano passado é possível também a negociação via Contrato Futuro de IFIX, o índice de Fundos Imobiliários da B3.

No entanto, esta modalidade dá espaço para que os investidores possam aproveitar oportunidades de mercado para suas carteiras, sem a necessidade de desembolso imediato dos recursos. A B3 explica que, neste contrato, as partes envolvidas se comprometem a efetivar a operação na data estabelecida, independente das condições do mercado. É diferente do contrato futuro no qual o investidor paga ou recebe ajustes diários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os FIIs e BDR que estarão disponíveis para o mercado a termo:

Termo de Fundos Imobiliários (FIIs) Termo de BDRs Não Patrocinados
BTLG11 – BTG Pactual Logística Fundo de Investimento Imobiliário AAPL34 – Apple
CPTS11 – Capitânia Securities II Fundo De Investimento Imobiliário AMZO34 – Amazon.com
HGLG11 – CSHG Logística – Fundo de Investimento Imobiliário BABA34 – Alibaba Group Holding
IRDM11 – Fundo de Investimento Imobiliário Iridium Recebíveis Imobiliários GOGL34 – Alphabet
KNCR11 – Kinea Rendimentos Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário MELI34 – Mercado Libre
KNIP11 – Kinea Índices de Preços Fundo de Investimento Imobiliário MSFT34 – Microsoft
MXRF11 – Maxi Renda Fundo de Investimento Imobiliário M1TA34 – Meta Platforms
TGAR11 – Fundo de Investimento Imobiliário TG Ativo Real NVDC34- Nvidia
TRXF11 – TRX Real Estate Fundo de Investimento Imobiliário ROXO34 – NU Holdings
XPML11 – XP Malls Fundo de Investimento Imobiliário TSLA34 – Tesla