Fifa e UEFA proíbem times e seleção da Rússia de participar de competições
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) proibiu que clubes e a seleção da Rússia joguem em qualquer competição a partir desta segunda-feira (28).
Segundo um comunicado publicado no site oficial da Federação, “a decisão foi adota hoje pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Associações Europeias de Futebol (UEFA), respectivamente os mais altos órgãos de decisão de ambas as instituições sobre assuntos tão urgentes”.
“Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da UEFA, que previa a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em ambas competições da FIFA e da UEFA até novo aviso”, continua o comunicado.
A Rússia estava programada para enfrentar a Polônia em um dos jogo das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo do Catar no dia 24 de março.
Nesta segunda, o Comitê Olímpico internacional recomendou que as federações internacionais de esportes vetem a participação em eventos de atletas da Rússia e de Belarus, depois da invasão da Ucrânia.
UEFA has today decided to end its partnership with Gazprom across all competitions.
The decision is effective immediately and covers all existing agreements including the UEFA Champions League, UEFA national team competitions and UEFA EURO 2024.
— UEFA (@UEFA) February 28, 2022
*Com Reuters