Banco Fibra

Fibra eleva estimativa de crescimento do PIB para 4,1% em 2018

09 out 2017, 16:44 - atualizado em 05 nov 2017, 13:53

Com viés mais otimista do que a média do mercado, o time de economia do Banco Fibra, chefiado por Cristiano Oliveira, elevou as projeções para o crescimento do PIB brasileiro neste ano (de 0,7% para 0,8%) e em 2018 (de 3,7% para 4,1%).

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Nossos modelos econométricos já apontam há alguns meses para aumento da probabilidade de crescimento superior a 4% para o PIB em 2018, sobretudo por conta do impacto da queda da taxa de juros real sobre a demanda agregada nos próximos trimestres”, diz relatório publicado nesta segunda-feira (9).

Além do declínio no juro básico, o texto do Fibra destaca o cenário de crescimento sincronizado entre países desenvolvidos e China, a continuidade de melhora nos índices de confiança dos principais setores da economia, o impacto da desinflação na renda e a retomada do crédito após um período de desalavancagem de empresas e famílias.

“Vale dizer que o conjunto de iniciativas contidas na ‘Agenda BC+’ tende, ao longo do tempo, a aumentar a potência da política monetária: i) a redução do custo de gestão de compulsório; ii) o estímulo à adimplência através do aprimoramento do cadastro positivo; iii) o registro eletrônico de ativos usados como garantia em empréstimos, dentre outras”, acrescentam os economistas. “Essas medidas tendem a reduzir o spread bancário no médio prazo e estimular a retomada do crédito de maneira sustentável.”

A estimativa do Fibra para a Selic permanece em 7% ao ano, em linha com a mediana dos analistas de mercado. “Considerando o fato de a Selic já estar em nível estimulativo, nosso cenário para a evolução da atividade econômica e o balanço de riscos para 2019 (isso mesmo, 2019) acreditamos que o Copom deverá encerrar o atual ciclo de corte dos juros em dezembro.”

Focus

Ainda no fim de 2016, a equipe do Fibra já apontava para os sinais de expansão da economia em 2017. Isso agora tem sido incorporado na perspectiva do mercado, conforme o Relatório Focus, do Banco Central. A edição mais recente, divulgada nesta segunda-feira, mostra expectativa de alta do PIB de 0,7% neste ano e de 2,43% no ano que vem.

A expectativa do mercado financeiro para a Selic permanece em 7% ao ano, tanto para o final de 2017 quanto para o fim de 2018.