Fiat deve encerrar 2022 com o modelo mais vendido do Brasil; saiba qual é
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou hoje sua carta mensal sobre o mercado automotivo brasileiro em novembro e as notícias são positivas para o setor e para a montadora Fiat.
Em relação a outubro deste ano, o crescimento de licenciamento foi de 12,8%, chegando à marca dos 204 mil veículos emplacados. De acordo com a coletiva de imprensa, 34% desse montante é destinado às locadoras, 46% para o varejo e o restante para outras finalidades.
O presidente Márcio de Lima Leite mencionou a robusta média diária de vendas de 10,2 mil unidades e disse se tratar do melhor ritmo para as concessionárias desde outubro de 2020.
O aumento do fluxo de saída para veículos coincide com um melhor momento para a produção. Segundo a entidade, houve um aumento de 4,9% em relação a um ano antes, com quase 216 mil unidades produzidas e distribuídas em diferentes modalidades. Em base mensal, a alta foi de 4,7%.
Os representantes da Anfavea vincularam a melhora dos números do setor à recuperação da oferta de materiais essenciais à produção de veículos, como é o caso dos semicondutores.
Fiat no caminho de emplacar ‘carro do ano’
O levantamento da entidade mostra que a Fiat se destacou como a principal montadora em novembro. Foram quase 30 mil licenciamentos no período, superando concorrentes diretas.
Como apontado previamente pela Fenabrave, e para o ânimo de seus proprietários, o compacto Fiat Mobi e a picape Fiat Strada foram dois dos três modelos mais procurados no mês passado e despontam como favoritos para ganhar o título de modelo mais vendido do ano.
Na contabilidade por marcas, os 217 mil licenciamentos registrados em 2022 coloca a Fiat no rumo para ser a principal montadora do ano em 2022.
A segunda colocada é a Volkswagen, com quase 244 mil emplacamentos no acumulado do ano até o mês passado, segundo dados da Anfavea.