AgroTimes

Fiagros vivem crise sistêmica? Saiba a resposta e em quais fundos apostar

01 abr 2024, 15:15 - atualizado em 01 abr 2024, 15:15
fiagros xp investimentos
Patamar elevado da taxa de juros Selic também afetou Fiagros (Imagem: REUTERS/Viacheslav Musiienko/File Photo)

A XP Investimentos analisou o cenário para os Fiagros, fundos que reúnem recursos de investidores aplicados em ativos de investimento do agronegócio, após os pedidos de recuperação judicial e inadimplência em 2023 que resultaram em desvalorização nas cotas dos fundos.

Para a XP, em análise assinada por Maria Fernanda Violatti, os Fiagros não estão em crise sistêmica. “[Eles] apresentam principalmente renegociações com seus devedores, repactuando prazos, obrigações contratuais com as empresas, que com margens diminuídas e alavancagens maiores em um ano de baixas, deixaram de cumprir algumas obrigações”, aponta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu com os Fiagros?

Os Fiagros foram regulamentados em 2021, apresentando um crescimento expressivo no número de investidores desde então.

Entretanto, com inadimplências e pedidos de recuperação judicial afetando o volume de ofertas, ao mesmo tempo, em que o setor do agronegócio passou por quedas nos preços de algumas culturas, os fundos foram afetados.

  • [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito

A análise cita os efeitos do “El Niño” na safra de 2023 e 2024, que sofreu com entregas de chuva baixas entre novembro e dezembro e quebra da safra da soja, apesar de ter sido considerada a segunda maior safra nos últimos anos.

O cenário afetou também a receita do produtor rural, impactada pela redução no preço dos grãos, incremento nos custos de produção e custo elevado das dívidas, por conta do patamar elevado da taxa de juros Selic, representando dificuldades para as empresas desde meados de 2023.

Confira os fundos recomendados pela XP Investimentos

A recomendação da XP é “buscar fundos com maior diversificação em termos geográficos, setoriais, com maior governança de seus devedores e transparência em relação aos seus investimentos e riscos associados a cada um deles, para entender a compatibilidade do seu perfil de investidor com esse cenário”.

Empresa Ticker Recomendação
Kinea Agro KNCA11 Compra
Valora Agro VGIA11 Compra
Riza Agro-Fiagro RZAG11 Compra
XP Crédito Agrícola XPCA11 Compra
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.