FGV: Confiança do comércio cai 2,8 pontos em julho e interrompe sequência de altas
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) recuou 2,8 pontos em julho, passando de 97,9 em junho para 95,1 pontos nesta mês. Com o resultado, o indicador quebrou uma sequência de altas nos últimos dois meses, informou a FGV nesta quinta-feira (28).
A abertura do indicador mostra queda em quatro dos seis principais segmentos do setor. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,9 pontos, primeiro resultado negativo desde fevereiro, para 105,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) perdeu 2,7 pontos, a 84,8 pontos.
Na métrica trimestral, por outro lado, o indicador do comércio saltou 3,1 pontos, a quinta alta consecutiva.
Segundo Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, a queda de julho foi puxada pela piora da percepção “tanto em relação à situação corrente dos negócios quanto nas expectativas para os meses seguintes”.
Para os próximos meses, ele avalia que é possível que as medidas recentes de estímulo do governo ainda sustentem o atual nível de demanda do comércio por mais alguns meses.
Contudo, Tobler ressalta que “a inflação, os juros em patamares elevados e os baixos níveis de confiança do consumidor devem segurar uma retomada mais consistente do setor”, finaliza.
?Money Times é Top 9 em Investimentos!?
Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!
Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?