FGV aponta retração de 0,8% na atividade econômica em maio
A atividade econômica tem retração de 0,8% em maio na comparação com abril, após três meses consecutivos de crescimento. De acordo com o Monitor do PIB, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), na comparação interanual a economia cresceu 4,4% em maio e 3,7% no trimestre móvel findo em maio.
Em termos monetários, estima-se que o acumulado do produto interno bruto (PIB) até maio de 2022, em valores correntes, foi de R$ 3,83 trilhões.
O consumo das famílias retraiu 2,1% em maio comparado com o mês anterior. Já na comparação interanual mensal foi registrado crescimento de 4,7% em maio e 5,8% no trimestre móvel findo em maio.
Em relação à Formação bruta de capital fixo (FBCF), houve crescimento de 1,6% em maio. Na comparação interanual retraiu 2,0% no trimestre móvel findo em maio.
A exportação de bens e serviços apresentou retração de 7,6% no período; na comparação interanual retraiu 5,4% no trimestre móvel findo em maio. As quedas na exportação de produtos agropecuários e da extrativa mineral tiveram papel importante no desempenho negativo da exportação.
Já a importação de bens e serviços apresentou retração de 1,6% em maio. Na comparação interanual retraiu 5,1% no trimestre móvel findo em maio. A importação de serviços foi a única que contribuiu positivamente. Por outro lado, a queda na importação de bens intermediários foi a principal responsável por esse resultado.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!