Consumo

56% dos consumidores irão pagar as contas com FGTS, diz Boa Vista

13 set 2019, 17:28 - atualizado em 13 set 2019, 17:28
A pesquisa também revelou que 68%  dos entrevistados têm direito ao saque imediato do FGTS no valor de R$ 500 (Imagem: Pixabay)

Um levantamento realizado pela Boa Vista mostrou que 56% dos consumidores que irão sacar o FGTS irão utilizar o dinheiro para pagar as contas. Desses, 42% irão pagar as que estão atrasadas e 14% as que estão em dia.

A pesquisa também revelou que 68%  dos entrevistados têm direito ao saque imediato do fundo no valor de R$ 500. Deste percentual, 67% pretendem realizar o saque tão logo ele seja liberado. Considerando apenas os consumidores desempregados, o percentual aumenta para 81%.

Ao todo, o instituto ouviu 300 pessoas em todo país entre os meses de agosto e setembro. A margem de erro é de 5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poupança

O levantamento identificou ainda que guardar o valor do FGTS será a opção de 14% dos consumidores entrevistados que farão o saque. Outros 12% afirmam que pretendem usar o valor para fazer compras no varejo e 6% para fazer viagens. 12% dos consumidores usarão o valor para outros fins.

Não irão sacar

Ainda dentro dos 68% dos consumidores que possuem o direito do saque, 33% afirmam não pretender retirar o valor do FGTS. Quando questionados sobre o motivo, 64% não enxergam necessidade em fazer o saque, ao passo que 28% não consideram o valor suficiente e 8% apontam outros motivos não especificados.

Tipos de contas

Sobre os tipos de conta que pretendem pagar com o valor do FGTS, 37% disseram que pagarão débitos do cartão de crédito. Dívidas pagas com boleto serão a finalidade do FGTS de 27% dos consumidores que farão o saque. 11% usarão o valor para o pagamento de dívidas de crediário, enquanto 10% pagarão empréstimos. 7% usarão o dinheiro para pagar despesas normalmente quitadas com cheques. Contas de telefone (6%) e financiamento de automóvel (2%) também foram dívidas apontadas.

Comprometimento da renda

A pesquisa também questionou os consumidores que pretendem pagar contas com o saque do FGTS sobre o quanto essas dívidas representam no orçamento familiar.

Para 78%, as contas representam mais de 25% do orçamento doméstico. Para 22%, as dívidas apontadas como destino do FGTS representam menos de 25% da renda familiar mensal.

Volume de dívidas

Para 46% dos consumidores que farão o saque, o valor do fundo possibilitará o pagamento de menos da metade das dívidas e 14% afirmam que conseguirão pagar todos os débitos com o valor do saque. Já para 9%, mais da metade das contas poderão ser pagas com o valor do saque. Os 31% restantes afirmam que utilizarão o valor para outros fins.

Controle das finanças

Para 52% dos consumidores que pretendem fazer o saque imediato do FGTS, a quantia possibilitará retomar totalmente o controle das finanças pessoais. Para 24%, o saque permitirá retomar o controle do orçamento apenas em parte. Para outros 24%, esse valor não possibilitará a retomada das finanças.