Giro do Mercado

Fevereiro tem tudo para manter ritmo positivo na bolsa brasileira, diz analista; veja ações recomendadas

04 fev 2025, 13:50 - atualizado em 04 fev 2025, 13:50

O Ibovespa (IBOV) voltou a subir no mês de janeiro (+4,86%) após cinco meses em baixa. De acordo com Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, a alta confirma a premissa de que as ações da bolsa brasileira ainda estão baratas.

“A bolsa estava subvalorizada e o posicionamento estava muito leve. Volatilidade faz parte, mas as ações continuam baratas, então é travar o retorno, comprar barato e seguir em frente”, disse a especialista em entrevista ao Giro do Mercado desta terça-feira (4).

Quaresma afirmou que fevereiro deve manter tendência positiva, especialmente após a postura mais moderada do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação às tarifas. Além disso, o mês é marcado pelo início da temporada de resultados das empresas no quarto trimestre de 2024 (4T24). 

Para a analista, o mês deve apresentar resultados positivos, sobretudo no setor financeiro, que se beneficiou de um volume de aplicações em renda fixa em um ritmo mais forte no fim do ano. As empresas exportadoras também devem se destacar devido a alta do dólar no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações recomendadas para fevereiro

A especialista citou a composição de uma carteira mais defensiva — justificada pelo cenário de alta da inflação e da Selic — e reformou as recomendações da carteira da Empiricus Research, que foca em setores de maior estabilidade. 

Para tomar posição em mais uma empresa exposta ao dólar, a SLC Agrícola (SLCE3) entrou na lista de recomendações, que conta com Equatorial (EQTL3), Itaú (ITUB4), Prio (PRIO3), Suzano (SUZB3), Eletrobras (ELET6), Iguatemi (IGTI11), Porto (PSSA3), Direcional (DIRR3) e Localiza (RENT3).

“Entre as nossas maiores posições estão empresas de energia, commodities e setor financeiro – somando mais da metade da carteira. Então estamos bem defensivos. A SLC entrou com peso de 5% porque achamos que esse dólar pode voltar a subir ainda em fevereiro”, afirmou a analista.

Quaresma também detalhou as perspectivas da Empiricus para a temporada de resultados e para o cenário macroeconômico. Para assistir ao programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

gustavo.silva@moneytimes.com.br