Invasão da Ucrânia

Ferrovias ucranianas limitam exportação de alguns alimentos básicos, diz consultoria

16 abr 2022, 14:10 - atualizado em 16 abr 2022, 14:10
Ucrânia
Ucrânia foi invadida há quase dois meses pela Rússia (Imagem: REUTERS/Thomas Peter)

A companhia ferroviária estatal da Ucrânia restringiu temporariamente o transporte de alguns produtos agrícolas através das fronteiras com Polônia e Romênia, disse a consultoria APK-Inform neste sábado.

Não foram apresentadas as razões para as restrições. A Ucrânia, um grande produtor agrícola, exportava a maior parte de seus produtos através de portos marítimos, mas desde a invasão da Rússia foi forçada a fazer exportação de trem através de sua fronteira ocidental.

A consultoria disse que as restrições na circulação de mercadorias para a Polônia através Yahodyn foram impostas de 16 a 18 de abril.

Há também restrições sobre o transporte de cereais, oleaginosas, grãos e outros produtos alimentares de Izov para as cidades polonesas de Hrubeszew e Slawkov.

De 16 de abril até novo aviso, há restrições sobre a exportação de grãos e sementes para a Romênia através de Dyakovo e Vadul-Siret, disse a consultoria. A empresa ferroviária não comentou o assunto.

O ministro da agricultura do país, Mykola Solskyi, disse esta semana que a principal tarefa do ministério era encontrar formas alternativas de exportação de grãos da Ucrânia. O país tem milhões de toneladas de mercadorias disponíveis para exportação.

Antes da guerra, a Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas por mês. Em março, as exportações caíram para 200.000 toneladas.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar