Ferramentas do Google movimentam R$ 41 bilhões no Brasil; veja estudo
As ferramentas de Busca e Publicidade do Google ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões no Brasil em 2018, segundo dados do Relatório de Impacto Econômico da empresa, divulgados nesta segunda-feira (18). A estimativa é baseada no retorno dos investimentos dos clientes com anúncios, na receita gerada pela AdSense, plataforma utilizada por publishers, e nos créditos fornecidos a organizações não-governamentais pelo Google Ad Grants.
A pesquisa ainda revelou que mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos brasileiros tiveram benefício das ferramentas. O Brasil também se apresentou entre os cinco maiores mercados para oito plataformas com mais de um bilhão de usuários, sendo elas Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Gmail e Drive.
Existem cinco instalações diferentes do Google no país, o que torna o Brasil o único do mundo neste quesito. O escritório de negócios, o Google for Startups Campus e o Partner Plex ficam localizados em São Paulo, o centro de engenharia na Bahia e o YouTube Space no Rio de Janeiro.
São mais de 800 pessoas empregadas diretamente, e recentemente a empresa, com o propósito de promover jornalismo de qualidade na internet, compartilhou a quantia de R$ 10 milhões com veículos de comunicação parceiros no país.