Fernando Henrique Cardoso pede renúncia de Bolsonaro
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a renúncia do atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, em uma mensagem na sua conta do Twitter.
A manifestação de FHC ocorreu, após Sergio Moro anunciar sua saída do governo e afirmar que o presidente deseja interferir no comando da Polícia Federal.
Para FHC, Bolsonaro está “cavando sua fossa”. O ex-presidente, responsável por acabar com a hiperinflação por meio do Plano Real, afirmou que a crise aberta pela demissão de Moro pode arrastar o país para um demorado processo de impeachment.
É hora de falar. Pr está cavando sua fossa. Que renuncie antes de ser renunciado. Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: a saúde e o emprego. Menos instabilidade, mais ação pelo Brasil.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) April 24, 2020
Isso só atrapalharia o rápido combate à pandemia de coronavírus e seus impactos na economia, segundo o tucano.
Ao anunciar sua demissão, Moro afirmou que Bolsonaro deseja alguém com quem tenha contato direto no comando da PF, a fim de obter informações e documentos de investigações em curso. O estopim da saída de Moro foi a demissão, à sua revelia, de Maurício Valeixo da diretoria geral da corporação.
As primeiras reações à demissão de Moro foram fortes. Nos mercados, a bolsa chegou a flertar com o circuit breaker ao cair mais de 9%, e passou a liderar as perdas entre os pregões de todo o mundo.
Já na política, o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que apresentará um pedido de impeachment de Bolsonaro ainda hoje.