Política

Fernández diz que Argentina tem ‘inveja’ do BNDES

23 jan 2023, 16:29 - atualizado em 23 jan 2023, 16:31
Alberto Fernandez
Segundo Fernández, ele e Lula têm a mesma visão sobre o papel dos bancos públicos. “Temos que licitar imediatamente a segunda parte do gasoduto (Imagem: Gabriel Bouys/Pool via Reuters)

Interessado em financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para exportar gás de xisto de Vaca Muerta para o Brasil, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta segunda-feira, 23, que seu país tem “inveja” do banco público brasileiro. “Eu não sei o que acontece no Brasil, mas aqui na Argentina nós só temos inveja do BNDES.

É uma ferramenta de crescimento sensacional que soube ser aproveitada durante longos anos”, declarou o líder argentino após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Fernández, ele e Lula têm a mesma visão sobre o papel dos bancos públicos. “Temos que licitar imediatamente a segunda parte do gasoduto para aproveitar a inércia da construção da primeira etapa e tratar rapidamente de chegar a esse ponto de união e transpassar o gás que o Brasil precisa.

E mais quando os dois países estão sofrendo a declinação na produção de gás da Bolívia”, disse Fernández. “A decisão de que o BNDES faça financiamentos está nas mãos do Brasil”, acrescentou.

Para o presidente da Argentina, resistências à participação dos presentes de Cuba e Venezuela na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para a terça-feira, vêm dos meios de comunicação.

“A reunião amanhã da Celac é uma reunião que reúne países da América Latina e Caribe. Portanto, todos os países membros estão convidados. Não temos nenhum poder de veto nem queremos ter. Portanto, a presença dos presidentes de Cuba e Venezuela é mais uma inquietação de alguns meios de comunicação da Argentina do que da Celac”, declarou Fernández, que participará do encontro, assim como Lula.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar