Eleições

Ferdinand Marcos, o filho, deve vencer eleições presidenciais nas Filipinas

09 maio 2022, 14:56 - atualizado em 09 maio 2022, 14:56
Ferdinand Marcos Jr
A apuração torna praticamente certo o retorno, antes impensável, da família Marcos ao poder, 36 anos após uma saída humilhante para o exílio após um levante popular que derrubou seu governo (Imagem: REUTERS/Eloisa Lopez)

O candidato Ferdinand Marcos Jr. está com uma vitória eleitoral expressiva encaminhada nas eleições presidenciais das Filipinas nesta segunda-feira, com o dobro dos votos de seu adversário mais próximo, colocando o filho do conhecido ditador falecido em 1989 à beira de uma histórica retomada política.

Uma contagem não-oficial da comissão eleitoral coloca Marcos, de 64 anos, próximo de passar dos 27,5 milhões de votos necessários para assegurar a maioria em uma eleição presidencial pela primeira vez desde o fim do governo de seu pai, que durou entre 1965 e 1986.

A apuração torna praticamente certo o retorno, antes impensável, da família Marcos ao poder, 36 anos após uma saída humilhante para o exílio após um levante popular que derrubou seu governo.

“Eu espero que vocês não se cansem de confiar na gente”, disse Marcos a apoiadores em declarações transmitidas pelo Facebook, uma plataforma que está no centro da estratégia política do candidato.

“Temos muita coisa para fazer”, disse, acrescentando que “uma empreitada tão grande como esta não envolve apenas uma pessoa”.

Marcos Jr. tinha 26,3 milhões de votos, mais do que o dobro dos 12,5 milhões de votos de Leni Robredo, atual vice-presidente, com 81,8% por cento da apuração, de acordo com a contagem não-oficial da Comissão Eleitoral (COMELEC).

Apesar da queda, a família Marcos voltou do exílio nos anos 1990, e desde então representa uma força poderosa na política filipina, mantendo sua influência com vasta riqueza e conexões importantes.

Marcos Jr. já foi governador, deputado e senador, sua irmã, Imee, é atualmente senadora, e a mãe, Imelda, influente mediadora e viúva do ditador falecido, cumpriu quatro mandatos na Câmara dos Deputados do país.

Disclemer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

reuters@moneytimes.com.br